LINGUAGEM CORPORAL E COMUNICAÇÃO: A CRIANÇA E O BRINCAR

Autores

  • George Almeida Lima Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE
  • Maria Luciléia Gonçalves Da Silva Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.16891/884

Resumo

Desde o início da sua vida o ser humano utiliza o corpo como uma ferramenta da linguagem. É na escola em que há o primeiro contato social da criança fora do contexto familiar, e para que ela interaja socialmente, ela utiliza o corpo como ferramenta de comunicação e o brincar como uma ação que desencadeia a exploração do meio em que a criança está inserida. Desta forma, faz-se necessária a compreensão das relações entre a brincadeira e a escola. O presente trabalho objetiva a análise da linguagem corporal como uma ferramenta de comunicação da criança, bem como a utilização da brincadeira como um meio de desenvolvimento do aluno. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, onde foram analisadas obras de autores que tratam da temática em questão. A escola, como um espaço de propagação do conhecimento deve reconhecer as múltiplas facetas da linguagem, ela não deve se restringir apenas a inguagem verbal, é necessário a compreensão de que o aluno utiliza o corpo como uma ferramenta de comunicação, onde através da linguagem corporal a criança se comunica com o mundo que a cerca, se socializando através das brincadeiras, utilizando a ludicidade como uma ferramenta de inserção social e comunicação. Para que o aluno possa explorar o ambiente e utilizar os gestos corporais de maneira espontânea, o professor tem um papel preponderante, ele precisa respeitar a cultura que o aluno já possui, ampliando sua confiança no ambiente em que ele está inserido, dando-lhe segurança e autonomia para explorar o meio social.

DOI: 10.16891/2317-434X.v9.e1.a2021.pp969-974

 

 

Biografia do Autor

George Almeida Lima, Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE

Licenciado em Educação Física pela faculdade deEducação Física de Barra Bonita, cursando bacharelado em educação física pelo Claretiano Centro Universitário, especialista em docência do ensino superior pela faculdade Futura e pós-graduando em metodologia do ensino da educação física pela faculdade Souza.

Tem experiência na área escolar, desenvolve projetos voltados para os aspectos históricos e sócioculturais da educação física e dos esportes, aspectos avaliativos na educação física escolar e didática da educação física.

Maria Luciléia Gonçalves Da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduanda em letras pela universidade regional do cariri - URCA. Realiza pesquisas na área de linguagem, comunicação e sóciolinguística.

 

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Lima, G. A., & Da Silva, M. L. G. (2020). LINGUAGEM CORPORAL E COMUNICAÇÃO: A CRIANÇA E O BRINCAR. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(1), 969–974. https://doi.org/10.16891/884

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)