FATORES IMPACTANTES NA DECISÃO DE CERTIFICAÇÃO DA FIRMA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL

Autores

  • Anny Kariny Feitosa Instituto Federal do Ceará
  • Márcio Veras Correa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.16891/105

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar os fatores impactantes na decisão de certificação de pequenas e médias empresas brasileiras, utilizando uma amostra de 1.553 firmas de pequeno e médio porte, pesquisadas pelo Enterprise Surveys do Banco Mundial, durante o período de maio de 2008 a junho de 2009 no Brasil. Para tanto, estimou-se um modelo econométrico do tipo probit. Como resultados, tem-se que as variáveis que mais influenciam o aumento da probabilidade de certificação das pequenas e médias empresas brasileiras, para a amostra em estudo, são: site próprio (13%), auditoria externa (11,95%) e licença de importação (10,08%).

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Feitosa, A. K., & Veras Correa, M. (2017). FATORES IMPACTANTES NA DECISÃO DE CERTIFICAÇÃO DA FIRMA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 4(13), 255–267. https://doi.org/10.16891/105

Edição

Seção

Gestão e Tecnologia