AUTOESTIMA E FATORES CULTURAIS NA ADOLESCÊNCIA FRENTE A TENTATIVA DE SUICÍDIO E/OU SUICÍDIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva Universidade de Pernambuco (UPE) https://orcid.org/0000-0003-3710-851X
  • Eliana Lessa Cordeiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Augusto Fernando Santos de Lima Instituto Aggeu Magalhães (FIOCRUZ-PE)
  • Antonio Henrique Silva dos Santos Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Wanessa Maria de Oliveira Correia Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Luann Lemos de Albuquerque Barreto Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Ronny de Tarso Alves e Silva Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUOL/UFRN/EBSERH)
  • Frank Saionária Alves de Sousa Maia Centro de Formação, Pós-graduação e Pesquisa em Saúde (CEFAPP)
  • Natália Maria Fernandes Maia Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP)
  • Patrícia Cavalcanti Pimentel Guerra Nogueira Centro de Formação, Pós-graduação e Pesquisa em Saúde (CEFAPP)
  • Rhaiza Gomes de Andrade Agência de Cursos
  • Rayssa Sydnara Angelo Tavares Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Raiane Pereira de Souza Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Dinara Teresa Batista de Moura Faculdade Integrada de Patos (FIP)
  • Viviany de Mesquita Medeiros Dias Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUOL/UFRN/EBSERH)

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e1.a2023.pp1676-1687

Resumo

Este estudo tem como objetivo averiguar na literatura científica acerca da autoestima e fatores culturais de adolescentes frente a tentativa de suicídio e/ou suicídio. Trata-se de estudo do tipo revisão integrativa, realizado no período de outubro a novembro de 2022. A captação dos artigos foi processada por meio das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Web of Science (WoS), SCOPUS e a biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram encontrados 4.251 estudos, contudo, ao final do processo de análise, 24 produções foram incluídas no estudo. Observaram-se que a autoestima está ligada diretamente à tentativa de suicídio, em principal, aos adolescentes. Eventualmente, os fatores de fragilidade em sua percepção de estimativas da vida envolvem o desencadeamento de agressões, comportamentos antissociais, e até mesmo em casos, a delinquência como necessidade de seus atos terem punições, aliviando a dor psíquica. As mídias sociais trazem caracterização de como os corpos devem seguir normas padronizadas na aparência, fala, vestimenta e muitas vezes impõem até nos relacionamentos, e com isso, gerando danos mentais a quem consome o tipo de conteúdo quase que impossíveis de se alcançar aos padrões sociais gerando conflitos internos. Todavia, este estudo possibilitou apresentar para pesquisadores de diversas áreas a possibilidade de buscar outras explicações para as tentativas de suicídio e suicídios, já que não se tem sucesso na redução da incidência e prevalência destes eventos.

Downloads

Publicado

2023-04-02

Como Citar

Silva, L. S. R. da, Cordeiro, E. L., Lima, A. F. S. de ., Santos, A. H. S. dos, Correia, W. M. de O., Barreto, L. L. de A., Silva, R. de T. A. e, Maia, F. S. A. de S., Maia, N. M. F., Nogueira, P. C. P. G., Andrade, R. G. de, Tavares, R. S. A., Souza, R. P. de ., Moura, D. T. B. de, & Dias, V. de M. M. (2023). AUTOESTIMA E FATORES CULTURAIS NA ADOLESCÊNCIA FRENTE A TENTATIVA DE SUICÍDIO E/OU SUICÍDIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(1), 1676–1687. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e1.a2023.pp1676-1687

Edição

Seção

Artigos