UM OLHAR SOBRE A TEORIA DA ATIVIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM A INCLUSÃO DE RECURSOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1783-1797Resumo
O presente estudo objetivou analisar como as investigações do tipo teses e dissertações, abordam e/ou analisam os processos de ensino e aprendizagem de matemática que utilizam a Teoria da Atividade nos procedimentos formativos que usam recursos digitais como suporte. Para isso, foram analisados oito trabalhos que estão alocados nos programas de pós-graduação Stricto Sensu em diferentes regiões do país, sendo especificamente seis dissertações e duas teses. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica sistemática – RBS, produzida no intervalo de cinco anos, entre 2016 a 2021, em duas plataformas on-line, uma foi a Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e a outra da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. A análise dos dados foi dividida em três momentos: a) Identificação; b) Estratégias; c) Confluências. Um dos resultados mais relevantes encontrados revela que a Teoria da Atividade possibilita o desenvolvimento de diferentes tipos de processos formativos dentro da perspectiva de ensino e/ou aprendizagem de Matemática como forma de fortalecer as relações com os instrumentos, metodologias, ações coletivas e conhecimentos formativos.