UM OLHAR SOBRE A TEORIA DA ATIVIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM A INCLUSÃO DE RECURSOS DIGITAIS

Autores

  • Mateus Souza de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Maria Deusa Ferreira da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1783-1797

Resumo

O presente estudo objetivou analisar como as investigações do tipo teses e dissertações, abordam e/ou analisam os processos de ensino e aprendizagem de matemática que utilizam a Teoria da Atividade nos procedimentos formativos que usam recursos digitais como suporte. Para isso, foram analisados oito trabalhos que estão alocados nos programas de pós-graduação Stricto Sensu em diferentes regiões do país, sendo especificamente seis dissertações e duas teses. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica sistemática – RBS, produzida no intervalo de cinco anos, entre 2016 a 2021, em duas plataformas on-line, uma foi a Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e a outra da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. A análise dos dados foi dividida em três momentos: a) Identificação; b) Estratégias; c) Confluências. Um dos resultados mais relevantes encontrados revela que a Teoria da Atividade possibilita o desenvolvimento de diferentes tipos de processos formativos dentro da perspectiva de ensino e/ou aprendizagem de Matemática como forma de fortalecer as relações com os instrumentos, metodologias, ações coletivas e conhecimentos formativos.

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

Souza de Oliveira, M., & Deusa Ferreira da Silva, M. (2023). UM OLHAR SOBRE A TEORIA DA ATIVIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM A INCLUSÃO DE RECURSOS DIGITAIS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(2), 1783–1797. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1783-1797

Edição

Seção

Artigos