AGROTÓXICOS E DESFECHOS DESFAVORÁVEIS NA GESTAÇÃO E NASCIMENTO EM PERNAMBUCO

Autores

  • Romário Correia dos Santos Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Renata Cordeiro Domingues Instituto Aggeu Magalhães – Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Fiocruz Pernambuco)
  • João Antônio dos Santos Pereira Instituto Aggeu Magalhães – Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Fiocruz Pernambuco)
  • Marília Teixeira de Siqueira Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Wayner Vieira de Souza Instituto Aggeu Magalhães – Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Fiocruz Pernambuco)
  • Aline do Monte Gurgel Instituto Aggeu Magalhães – Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Fiocruz Pernambuco)

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1829-1839

Resumo

Este artigo objetiva analisar a correlação entre desfechos desfavoráveis da gestação e do nascimento e a exposição aos agrotóxicos, comparando municípios produtores e não produtores de cana-de-açúcar em Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica do tipo ecológica com abordagem quantitativa e analítica, dos casos de baixo peso ao nascer, prematuridade, malformações congênitas, abortos espontâneos, óbitos infantis e óbitos por malformações congênitas. Foi realizada uma análise de série histórica do período de 1999 a 2018, entre os cinco maiores produtores de cana-de-açúcar do estado de Pernambuco – considerados expostos– e municípios não produtores de cana ou outros grandes monocultivos – considerados como não expostos – aos agrotóxicos. Foram consultadas as bases de dados oficiais e públicas dos sistemas de informação, geolocalização para coleta dos dados, e realizada análise estatística mediante o teste não paramétrico de Mann-Whitney e o software Joinpoint. A comparação entre as amostras não evidenciou diferença estatística significante para os desfechos nos municípios pesquisados. Conclui-se a urgência na interpretação desses dados como alerta na orientação de políticas que possam avançar no reconhecimento dos determinantes em saúde segundo as cadeias produtivas locais.

Biografia do Autor

Romário Correia dos Santos, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, colaborador na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Pernambuco | Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM) no grupo de pesquisa Redes Integradas em Saúde: Acesso, Gestão do Trabalho e da Educação (RIS - AcesSUS). Atua principalmente nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde(SUS), Avaliação em Saúde, Qualidade de Vida, Periodontia e Diabetes Mellitus tipo 2. (Texto informado pelo autor)

 

Downloads

Publicado

2023-07-29

Como Citar

dos Santos, R. C., Domingues, R. C., Pereira, J. A. dos S., de Siqueira, M. T., de Souza, W. V., & Gurgel, A. do M. (2023). AGROTÓXICOS E DESFECHOS DESFAVORÁVEIS NA GESTAÇÃO E NASCIMENTO EM PERNAMBUCO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(2), 1829–1839. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1829-1839

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)