AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DAS MÃOS DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM CRECHES DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE

Autores

  • Natallya / Thially Santos / Braga Oliveira / Gonçalves Faculdade Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/114

Resumo

A alimentação é um dos fatores fundamentais para a saúde na infância, assim os manipuladores devem seguir medidas de higiene eficientes, pois as mãos é um dos principais meios de contaminação microbiológica. Este trabalho teve como objetivo a avaliação microbiológica das mãos de manipuladores de alimentos em creches da cidade de Juazeiro do Norte, CE. As amostras foram coletadas das mãos dos manipuladores com auxílio de um swab estéril umedecido em NaCl a 0,9% e inoculado em tubo contendo BHI. As amostras foram previamente semeadas nos seguintes meios: Ágar Sangue, Ágar EMB, Ágar Mac Conkey e Ágar Manitol Salgado, incubados por 24 horas a 37°C. Para confirmação das espécies foi feito um repique no meio chrom ID ™ CPS®, onde foram identificadas as espécies pelo aspecto das colônias desenvolvidas. Dos 28 manipuladores, 64,29% apresentaram Klebsiela sp., seguido de Staphylococcus aureus com 14,29%. A presença de Escherichia coli e Candida albicans foi observada em 7,14% dos manipuladores, outros microrganismos presentes foram Proteus sp. e Pseudomonas sp. em 3,57%. Os dados mostram que todas as mãos dos manipuladores estavam contaminadas por microrganismo, assim as mãos é um importante meio de transferência de microrganismos patogênicos. Havendo uma necessidade ainda maior em programas de capacitação higiênica e que os órgãos responsáveis disponibilizem produtos para a higienização das mãos no momento da preparação dos alimentos e que fiscalizem periodicamente essas creches.

 

Palavra-chaves: Creche. Alimentação. Manipuladores. Mãos. Microrganismos.

Biografia do Autor

Natallya / Thially Santos / Braga Oliveira / Gonçalves, Faculdade Leão Sampaio

Graduada em Biomedicina pela Faculdade Leão Sampaio, atualmente biomédica do Laboratório Adolfo Lutz em Iguatu, Ce / Graduada em Biomedicina pela Faculdade Leão Sampaio, Mestre em Microbiologia Clínica pela UFC

Referências

ABREU, E.S; MEDEIROS, F.S; SANTOS, D.A. Análise microbiológica das mãos de manipuladores de alimentos do município de Santo André. Revista Univap, v. 17, n. 30, p. 39-57, 2011.

ANDRADE, N.J.; SILVA, R.M.M.; BRABES, K.C.S. Avaliações das condições microbiológicas em unidades de alimentação e nutrição. Ciência Agrotécnica, v. 27, n. 3, p. 590-596, 2003.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n° 216, de 15 de setembro de 2004. Estabelece procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 setembro de 2004.

CARDOSO, R. C. V.; SOUZA, E. V. A.; SANTOS, P. Q. Unidades de alimentação e nutrição nos campi da Universidade Federal da Bahia: um estudo sob a perspectiva do alimento seguro. Revista de Nutrição, Campinas, v. 18, n. 5, p. 669-680, 2005.

CHAPAVAL, L.; AGUIAR, V.M.P.; MIRANDA, K,P.; MORORÓ, A.L.; MAGALHÃES, D.C.T. Cultura, Crescimento e Identificação de Bactérias do Gênero Staphylococcus aureus em Leite de Cabra. Sobral, 2009.

COSTA, C.D.R.S. Importância de Staphylococcus spp. Produtores de enterotoxinas em alimentos. Monografia (Especialização) – Programa de Pós graduação em Microbiologia, Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2008.

FERREIRA, S.M.S. Contaminação de alimentos ocasionada por manipuladores. Monografia (Especialização) – Programa de Pós Graduação em Qualidade em Alimentos, Universidade de Brasília, CET – Centro de Excelência em Turismo. 2006.

KONEMAN, E.W. Diagnóstico microbiológico: texto e atlas colorido. 5. ed. Rio de

Janeiro: Medsi, 2001.

LEITE, C.Q.F.; RADDI, M.S.G.; MENDONÇA, C.P. Bactérias entéricas nas mãos de manipuladores de alimentos da cidade de Araraquara- SP. Revista Alimentar de Nutrição, v.1, p. 23-28, 1989.

MACHADO, J.R; MARSON, J.M; OLIVEIRA, A.C.S; SILVA, P.R; TERRA, A.P.S. Avaliação microbiológica das mãos e fossas nasais de manipuladores de alimentos da unidade de alimentação e nutrição de um hospital universitário. Revista Medicina, v. 42, n. 4, p. 461-465, 2009.

PASSARONI, K. D. C. Manipuladores de alimentos: um fator de segurança alimentar. Monografia (Especialização) – Programa de Pós Graduação em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Universidade Castelo Branco, Brasília. 2006.

RIBEIRO, A.C.; REIS, D.O.; ROSSI, D.A. Procedimentos de higienização das mãos de manipuladores, em uma indústria frigorífica. Revista Higiene Alimentar, vol. 14, n. 70, p. 52-57, 2000.

SILVA JR, E.A. Manual de controle higiênico-sanitário em serviços de alimentação. 6ed. São Paulo: Varela, 2007.

SILVA, L.F. Procedimento operacional padronizado de higienização como requisito para segurança alimentar em uma unidade de alimentação. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Santa Maria. 2006.

SILVA, N.; GERMANO, M.I.S.; GERMANO, P.M.L. Conhecimento dos manipuladores de merenda escolar em escolas da rede estadual de ensino em São Paulo, SP. Revista: Higiene Alimentar, v. 17, p. 46-51, 2003.

SOUZA, R.V. Manipuladores de alimentos: Um desafio para implementação da RDC 216/04. Monografia (Pós graduação) – Programa de Pós Graduação em Qualidade de Alimentos, Universidade de Brasília. 2006.

ZACCARELLI, E.M.; PHILIPPI, S.T. Avaliação de momentos de refeição em creches. Nutrire: Revista da Sociedade Brasileira Alimentar de Nutrição, São Paulo, v. 30, p. 17-29, 2005.

ZOCCHE, F. Staphylococcus aureus enterotoxigênicos: PCR para detecção em queijo minas frescal e caracterização do agrupamento egc em isolados obtidos em alimentos de origem animal. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Universidade Federal de Pelotas. 2008.

Publicado

2015-08-28

Como Citar

Oliveira / Gonçalves, N. / T. S. / B. (2015). AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DAS MÃOS DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM CRECHES DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(7). https://doi.org/10.16891/114

Edição

Seção

Saúde