ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTE EM TRABALHO DE PARTO PREMATURO

Autores

  • MARCIA MICHELLY PEREIRA DUARTE Faculdade Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/116

Resumo

RESUMO

A gestação é um processo fisiológico, que corresponde à duração de 37º semanas completas a 42º semanas incompletas, nesse período pode ocorrer intercorrências que gerem alguma complicação que leve ao parto pré termo ou prematuro que é definido como aquele cuja gestação termina entre a 20º e 37º semana de idade gestacional que é responsável pela a maior causa de mortalidade neonatal e infantil no mundo. E no Brasil não é diferente, sendo o líder nas estatísticas da América Latina, com 17,7% dos partos realizados no País sendo prematuros. O objetivo do trabalho é integrar o conhecimento científico adquirido em sala de aula com a prática através do estágio de saúde da mulher no Hospital Maternidade São Lucas na cidade de Juazeiro do Norte com a conexão prática e faculdade. A metodologia aplicada consiste em um estudo de caso com fundamentação sistemática e descritiva com a finalidade de realizar um comparativo entre a literatura e a realidade seguindo os princípios éticos e legais relacionados à pesquisa com seres humanos baseadas no fundamento da autonomia, beneficência, não maleficência, respeito ao indivíduo e a justiça. Os resultados encontrados mostram que a produção científica e a assistência realizada nos serviços de saúde são similares.

Referências

ANDRADE, Sabrina Walter. Intercorrência gestacionais: Trabalho de parto prematuro. Ano 2012. Acesso em 05 de Janeiro de 2015.

BAQUITÃO, Ionara. Trabalho de parto prematuro: Fatores de risco e estratégia para sua predição e prevenção. Belo Horizonte, 2012. Acesso em 01 de Janeiro de 2015.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Cidades. Monte Santo Minas – MG. Acesso: 10 de outubro de 2014.

BARROS, Adail Jesus da Silveira; LEHFELO, Neide Aparecida de Souza. A pesquisa e a iniciação científicas. In: _____. Fundamentos de Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Pearson Prenhce Hall, 2007, p. 81-95.

DÓRIA, Maria Texeira; SPAUTZ, Cleverton Cesar. Trabalho de Parto Prematuro: Predição e Prevenção. Ano 2011. Paraná. Acesso em 08 de outubro de 2014.

FERNANDO, Freitas et al. Rotinas Ginecológicas. 5ed. Porto Alegre: ARTEMED, 2008.

GALAIN, Ivo. Deotologia e enfermagem. 3ed. Revista e atualizada. São Paulo: EPU, 1998, p. 35-47

ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Citações Bibliográficas. In:_____. Normas da ABNT: Comentadas para Trabalhos Científicos. 2 ed. Curitiba: Juruá, 2009, p. 33-38.

JÚNIOR, Carlos Augusto Alencar. Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRSGO. Assistência ao Pré Natal

MASSAROLLO, Maria Cristina Braga; SPINETT, Simone Ribeiro; FONTES, Paulo Antônio de Carvalho. Ética aplicada em saúde. In: OGUISSO, Taka; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos. Ética e bioética: Desafios para a Enfermagem e a Saúde. Barueri, São Paulo: Mande 2006-(Série enfermagem), p. 170-188.

RABELLO, Miriam Siqueiro do Carmo; DE BARROS, Sonia Maria Oliveira. Clinicaland epidemiologia aspectos ofprematurity in normal delivery center, São Paulo, Brasil. Ano 2011. Acesso 10 de outubro de 2014. Link:

ROUQUAYROL, Maria Zélia; DE ALMEIDA FILHO, Naomar. Epidemiologia Clinica e Medicina Baseada em Evidências. In: SCHMIDIT, Maria Inês; DUNCAN, Bruce B.. Epidemiologia e Saúde. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, p. 193-227.

SOUZA, E; CAMANO, L. Reflexões sobre a predução do parto prematuro. Femina. Rio de Janeiro, 2003.

Publicado

2015-08-28

Como Citar

PEREIRA DUARTE, M. M. (2015). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTE EM TRABALHO DE PARTO PREMATURO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(7). https://doi.org/10.16891/116

Edição

Seção

Saúde