REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E RETROCESSOS GLOBAIS NA VACINAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3139-3150

Resumo

Introdução: A ascensão do Coronavírus e as medidas de controle associadas promoveram mudanças substanciais no setor de saúde e no cumprimento das agendas vacinais. Em vista disso, com o atual declínio da pandemia e a volta da circulação das grandes massas, a Organização Mundial da Saúde alerta para a tendência do aumento dos casos de doenças preveníveis pela vacinação. Objetivo: Descrever o impacto da pandemia de COVID-19 na cobertura vacinal infantil mundial. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, com busca pelos termos "Child", "Coverage, Vaccination", “Pandemic” e “Communicable Disease” combinados com o operador booleano AND, nas bases de dados PubMed, BVS e Periódicos CAPES. Foram incluídos estudos observacionais, com seres humanos, publicados em qualquer idioma no período de 2020 a 2022. Excluiu-se duplicatas, revisões, cartas ao editor, artigos de opinião, protocolos e estudos não relacionados à temática. Resultado: Dos 512 artigos encontrados, 20 foram selecionados para compor a amostra do estudo. A amostra deste estudo foi cerca de 3.568.446 crianças, de 21 países. Evidenciou-se declínio da vacinação contra o sarampo, hepatite B, tríplice viral, meningocócica e da vacina contra o Bacilo de Calmette e Guérin (BCG). Além de limitado aumento na vacinação contra influenza, febre amarela e pentavalente. Conclusão: A pandemia foi um fator significativo para o declínio da imunização de crianças em todo o mundo, o que demanda respostas interventivas capazes de restabelecer a adesão visando prevenir doenças evitáveis e suas complicações.

Biografia do Autor

Gabriela Garcia de Carvalho Laguna, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Universidade Federal da Bahia

Graduanda em medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Yago Soares Fonseca, Centro de Formação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharel em Saúde graduando em Medicina pelo Centro de Formação em Ciências da Saúde - UFSB.

Camila da Palma Maltez Monção, Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Saúde pela Universidade Federal da Bahia e graduanda em Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Nicole Souza da Silveira, Instituto multidisciplinar em saúde/universidade federal da bahia

Bacharel em Saúde pela Universidade Federal da Bahia e graduanda em Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Lidhane Santos Coelho, Centro de Formação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharel em Saúde e graduanda em Medicina pelo Centro de Formação em Ciências da Saúde/ Universidade Federal do Sul da Bahia.

Gabrielle dos Santos Aguiar, Instituto multidisciplinar em saúde/universidade federal da bahia

Graduanda em Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Grasiely Faccin Borges, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra, Portugal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade da UFSB e Programa de Pós-Graduação em Educação Física da  UESB/UESC.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Garcia de Carvalho Laguna, G., Fonseca, Y. S. ., Monção, C. da P. M. ., da Silveira, N. S., Coelho, L. S., Aguiar, G. dos S. ., & Borges, G. F. . (2023). REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E RETROCESSOS GLOBAIS NA VACINAÇÃO INFANTIL. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(4), 3139–3150. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3139-3150

Edição

Seção

Artigos