ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO SOBRE A EFICACIA DA AURICULOTERAPIA COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR NO COMBATE AOS SINTOMAS DA ANSIEDADE EM ESTUDANTES AUTODECLARADOS LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp2090-2100

Resumo

É perceptível que pertencer à população LGBTQIA+ traz uma intensa sobrecarga psíquica pela falta de suporte, o estigma da sociedade, família e amigos e a vergonha por não seguir padrões heteronormativos, o que torna esses indivíduos propensos ao adoecimento mental, repercutindo no desempenho de suas atividades diárias e qualidade de vida. Nesse contexto, é imprescindível o debate sobre as Práticas Integrativas e Complementares como opção de tratamento não farmacológica e que utiliza recursos terapêuticos baseados em conhecimentos da medicina tradicional ou alternativa, objetivando prevenir diversas doenças e agir como complemento ao tratamento de transtornos psíquicos como a ansiedade. A pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia da Auriculoterapia como tratamento complementar no combate aos sintomas de ansiedade em alunos universitários autodeclarados LGBTQIA+ da Universidade Federal do Amapá. Trata-se de um Estudo Clínico Randomizado. A amostra foi composta por 26 estudantes com distúrbios da ansiedade divididos em dois grupos (Grupo de Intervenção e Grupo Placebo), os quais submeteram-se à 5 sessões de Auriculoterapia. Destaca-se que houve predomínio de indivíduos bissexuais, sedentários, com qualidade de sono ruim e que desconheciam sobre as PICS. Os resultados da eficácia da Auriculoterapia mostraram diferenças discretas estatisticamente ao comparar os grupos referentes aos sintomas de ansiedade. Observou-se tendência de redução dos escores médios com o uso de Auriculoterapia de 30,69 ±15,16 (semana 01) para 18,38 ±15,12 (semana 05) no grupo placebo e redução dos escores médios de 33,38 ±10,96 (semana 01) para 12,92 ±6,58 (semana 05) no grupo intervenção.

Biografia do Autor

Wenderson Picanço Custódio, Universidade Federal do Amapá

Biomédico Analista Clínico no Hospital de Emergência do Estado do Amapá, Mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá, Especialista em Hematologia pela União Brasileira de Formação, Especialista em Estética Clínica, Cosmetologia e Harmonização Facial pelo Instituto Qualyfica, Graduado em Bacharelado em Biomedicina pela Faculdade de Macapá- FAMA, Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual - UCS, Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual e Graduando em Bacharelado em Medicina Pela Universidade Federal do Amapá. 

Madson Ralide Fonseca Gomes, Universidade Federal do Amapá

Professor na Universidade Federal do Amapá no curso de Farmácia e Professor do Curso de Pós-graduação em Ciências da Saúde .

Downloads

Publicado

2023-09-03

Como Citar

Picanço Custódio, W., & Gomes, M. R. F. (2023). ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO SOBRE A EFICACIA DA AURICULOTERAPIA COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR NO COMBATE AOS SINTOMAS DA ANSIEDADE EM ESTUDANTES AUTODECLARADOS LGBTQIA+. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(2), 2090–2100. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp2090-2100

Edição

Seção

Artigos