CUSTOS ECONÔMICOS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO ASSOCIADAS A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM VOLTA REDONDA, RJ

Autores

  • Jéssica Guerra Inácio de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Roberta Fernanda da Paz de Souza Paiva Universidade Federal Fluminense
  • Givanildo De Góis Universidade Federal do Acre - UFAC, Campus Floresta em Cruzeiro do Sul
  • Marcelo Moreno dos Reis Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp2160-2170

Resumo

A poluição do ar é um problema de saúde pública e obstáculo ao crescimento sustentável das cidades. Este trabalho teve como objetivo analisar a associação entre a poluição atmosférica e as internações hospitalares por doenças do aparelho circulatório na população de Volta Redonda/RJ no período de 2013 a 2015, bem como seus custos econômicos. O município apresenta alto potencial poluidor devido as atividades industriais e intenso fluxo de veículos na área urbana. Através da estimação de função dose-resposta (Modelo Aditivo Generalizado) que considerou as internações diárias por doenças do aparelho circulatório e dados das estações automáticas de monitoramento do município para os poluentes (PTS, PM10 e O3) e variáveis climáticas pode-se concluir pela elevação do risco relativo das internações explicado pela exposição ao PTS e PM10 em diferentes defasagens. Do total de internações pelo grupo de doenças consideradas (5.302) estimou-se que 10,9% estiveram associadas à exposição dos poluentes, gerando custo evitável de R$1.268.188,08 ao sistema público de saúde. Os resultados destacam a importância da execução de projetos urbanos e de transporte que busquem a redução dos níveis da poluição nas áreas urbanas, o que tende a melhorar o bem-estar da população nessas áreas para as presentes e futuras gerações.

Biografia do Autor

Givanildo De Góis, Universidade Federal do Acre - UFAC, Campus Floresta em Cruzeiro do Sul

Possui Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e Mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, da Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda. Atualmente é Pós-Doutorando PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Participa do Grupo de Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (GAAF) do Estado do Mato Grosso (UNEMAT): http://pesquisa.unemat.br/gaaf/equipe. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio ambiente, Estatística, Seca e Desertificação. 

Marcelo Moreno dos Reis, Fiocruz

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Gama Filho (1994), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (1996), especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (1996), mestrado em Saúde Pública, na subárea Toxicologia Ambiental e Ocupacional, pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e doutorado em Ciências pelo Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), onde atua no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e no Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab), ambos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP). Também atua como professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde ambiental, saúde do trabalhador e controle do tabaco.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Guerra Inácio de Oliveira, J., Fernanda da Paz de Souza Paiva, R., De Góis, G., & Moreno dos Reis, M. (2023). CUSTOS ECONÔMICOS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO ASSOCIADAS A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM VOLTA REDONDA, RJ. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(2), 2160–2170. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp2160-2170

Edição

Seção

Artigos