PRODUTO AUDIOVISUAL EDUCATIVO PARA ADOLESCENTES: APRENDER DIFERENTE SOBRE IMAGEM CORPORAL E TRANSTORNOS ALIMENTARES

learning differently about body image and eating disorders

Autores

  • Alexandra Pinto Silva Universidade CEUMA
  • Ângela Tâmara Souza Barroqueiro Coordenação do Curso de Nutrição - Universidade CEUMA, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4289-7760
  • Janaína Maiana Abreu Barbosa Coordenação do Curso de Nutrição - Universidade CEUMA, São Luís, Maranhão, Brasil. Docente Programa de Strictu Sensu em Gestão de Programas e Serviços de Saúde (Mestrado Profissional) - Universidade CEUMA, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5263-6586
  • Maria Raimunda das Chagas Silva Docente Programa de Strictu Sensu em Meio Ambiente - Universidade CEUMA, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8685-7608
  • Anna Regina Lanner de Moura Docente Programa de Strictu Sensu em Meio Ambiente - Universidade CEUMA, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3595-2151
  • Alexsandro Ferreira dos Santos Coordenação do Curso de Nutrição - Universidade CEUMA, São Luís, Maranhão, Brasil. Docente Programa de Strictu Sensu em Meio Ambiente - Universidade CEUMA, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7470-4607

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3103-3111

Resumo

Telas eletrônicas estão muito presentes na rotina infanto-juvenil. A linguagem virtual tornou-se um ambiente indispensável, sendo as mídias sociais um ambiente propício para educação. Os principais tipos de transtornos alimentares são anorexia, bulimia, compulsão alimentar e vigorexia. Assim, objetivou-se confeccionar produtos técnicos na forma de vídeos para educação nutricional sobre a relação de imagem corporal e transtornos alimentares para adolescentes. Este é um estudo qualitativo de desenvolvimento realizado em universidade particular, de agosto a setembro de 2022. Foram selecionadas literaturas científicas sobre o assunto nas bases de informações: Scielo, Pubmed, Google Acadêmico e Ministério da Saúde de 2018 a 2022. Os produtos confeccionados foram direcionados à adolescentes alfabetizados, a partir do aplicativo de mídia social TikTok® baseado no resumo/fichamento de informações científicas extraídas. Foram criados cinco vídeos curtos (até 60 segundos cada), no aplicativo Vídeoscribe® através de ilustrações animadas e narração. Vídeo 1–“O que são os transtornos alimentares”; Vídeo 2–“A adolescência”; Vídeo 3–“Os principais tipos de TAs”; Vídeo 4–“Compulsão alimentar e vigorexia” e Vídeo 5–“Tratamento e a alimentação saudável”. Assim, os vídeos com conteúdo de educação nutricional para o conhecimento da relação da imagem corporal e transtornos alimentares voltados para adolescentes parecem ser recursos lúdicos importantes para educação em saúde, e podem ainda ser validados para efetivação e comprovação científica de seu efeito ao público.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Silva, A. P., Barroqueiro, Ângela T. S., Barbosa, J. M. A., Silva, M. R. das C., de Moura, A. R. L., & dos Santos, A. F. (2023). PRODUTO AUDIOVISUAL EDUCATIVO PARA ADOLESCENTES: APRENDER DIFERENTE SOBRE IMAGEM CORPORAL E TRANSTORNOS ALIMENTARES: learning differently about body image and eating disorders. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(4), 3103–3111. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3103-3111

Edição

Seção

Artigos