PRODUTO AUDIOVISUAL EDUCATIVO PARA ADOLESCENTES: APRENDER DIFERENTE SOBRE IMAGEM CORPORAL E TRANSTORNOS ALIMENTARES
learning differently about body image and eating disorders
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3103-3111Resumo
Telas eletrônicas estão muito presentes na rotina infanto-juvenil. A linguagem virtual tornou-se um ambiente indispensável, sendo as mídias sociais um ambiente propício para educação. Os principais tipos de transtornos alimentares são anorexia, bulimia, compulsão alimentar e vigorexia. Assim, objetivou-se confeccionar produtos técnicos na forma de vídeos para educação nutricional sobre a relação de imagem corporal e transtornos alimentares para adolescentes. Este é um estudo qualitativo de desenvolvimento realizado em universidade particular, de agosto a setembro de 2022. Foram selecionadas literaturas científicas sobre o assunto nas bases de informações: Scielo, Pubmed, Google Acadêmico e Ministério da Saúde de 2018 a 2022. Os produtos confeccionados foram direcionados à adolescentes alfabetizados, a partir do aplicativo de mídia social TikTok® baseado no resumo/fichamento de informações científicas extraídas. Foram criados cinco vídeos curtos (até 60 segundos cada), no aplicativo Vídeoscribe® através de ilustrações animadas e narração. Vídeo 1–“O que são os transtornos alimentares”; Vídeo 2–“A adolescência”; Vídeo 3–“Os principais tipos de TAs”; Vídeo 4–“Compulsão alimentar e vigorexia” e Vídeo 5–“Tratamento e a alimentação saudável”. Assim, os vídeos com conteúdo de educação nutricional para o conhecimento da relação da imagem corporal e transtornos alimentares voltados para adolescentes parecem ser recursos lúdicos importantes para educação em saúde, e podem ainda ser validados para efetivação e comprovação científica de seu efeito ao público.