INFLUÊNCIA DOS FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS E ACADÊMICOS SOBRE OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS DE UNIVERSITÁRIOS

UM ESTUDO OBSERVACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3218-3234

Resumo

Durante a pandemia da COVID-19, diversos fatores influenciaram negativamente na vida de milhões de universitários em todo o mundo, especialmente, sobre os aspectos mentais nessa população. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência dos fatores sociodemográficos e acadêmicos nos aspectos psicológicos (estresse autopercebido e os níveis de ansiedade e depressão) de universitários durante a pandemia de COVID-19. Desenvolveu-se um estudo transversal, no qual uma amostra representativa de 254 universitários residentes no estado da Paraíba - Brasil foi investigada, a partir da utilização de um questionário disponibilizado na plataforma Google FORMS® que compreendia questões relacionadas ao perfil sociodemográfico, estresse percebido e sintomas de ansiedade e depressão. A análise estatística foi feita mediante o teste do qui-quadrado de Pearson, seguida de regressão logística binária na análise multivariada, com a respectiva odds ratio (OR), considerando nível de significância p< 0,05 e intervalo de confiança (IC) de 95%. Os aspectos psicológicos são dependentes da idade, renda familiar, possuir filhos, percepção da qualidade de vida e saúde mental geral, tipo de IES, problemas em assistir aula no ER e da satisfação com o ER. Ao se observar o gênero da amostra, observou-se que o gênero feminino apresentava pontuações mais altas nos escores de estresse autopercebido, ansiedade e depressão. As variáveis associadas aos aspectos psicológicos revelam uma complexa relação entre os componentes sociodemográficos e acadêmicos de universitários que vivenciaram a pandemia da COVID-19.

Biografia do Autor

Weslley Barbosa Sales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Allanna Stephany Cordeiro de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Saúde coletiva pela Universidade Federal da Paraíba.

Djavan Gomes Leite, Centro Universitário Maurício de Nassau

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Maurício de Nassau

Caroline Sousa Truta Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sabrina Gabrielle Gomes Fernandes Macêdo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Álvaro Campos Cavalcanti Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências da Saúde; Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Renata Ramos Tomaz, Faculdade De enfermagem Nova esperança - FACENE

Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

Sales, W. B., Oliveira, A. S. C. de ., Leite, D. G. ., Ramalho, C. S. T., Macêdo, S. G. G. F., Maciel, Álvaro C. C., & Tomaz, R. R. (2024). INFLUÊNCIA DOS FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS E ACADÊMICOS SOBRE OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS DE UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO OBSERVACIONAL. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(4), 3218–3234. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3218-3234

Edição

Seção

Artigos