INFLUÊNCIA DOS FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS E ACADÊMICOS SOBRE OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS DE UNIVERSITÁRIOS
UM ESTUDO OBSERVACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3218-3234Resumo
Durante a pandemia da COVID-19, diversos fatores influenciaram negativamente na vida de milhões de universitários em todo o mundo, especialmente, sobre os aspectos mentais nessa população. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência dos fatores sociodemográficos e acadêmicos nos aspectos psicológicos (estresse autopercebido e os níveis de ansiedade e depressão) de universitários durante a pandemia de COVID-19. Desenvolveu-se um estudo transversal, no qual uma amostra representativa de 254 universitários residentes no estado da Paraíba - Brasil foi investigada, a partir da utilização de um questionário disponibilizado na plataforma Google FORMS® que compreendia questões relacionadas ao perfil sociodemográfico, estresse percebido e sintomas de ansiedade e depressão. A análise estatística foi feita mediante o teste do qui-quadrado de Pearson, seguida de regressão logística binária na análise multivariada, com a respectiva odds ratio (OR), considerando nível de significância p< 0,05 e intervalo de confiança (IC) de 95%. Os aspectos psicológicos são dependentes da idade, renda familiar, possuir filhos, percepção da qualidade de vida e saúde mental geral, tipo de IES, problemas em assistir aula no ER e da satisfação com o ER. Ao se observar o gênero da amostra, observou-se que o gênero feminino apresentava pontuações mais altas nos escores de estresse autopercebido, ansiedade e depressão. As variáveis associadas aos aspectos psicológicos revelam uma complexa relação entre os componentes sociodemográficos e acadêmicos de universitários que vivenciaram a pandemia da COVID-19.