PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOB A PERSPECTIVA ROGERIANA
: TEACHERS AND STUDENTS’ PERCEPTIONS UNDER THE ROGERIAN PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3244-3254Resumo
As situações pensadas para mediar o ensino e a aprendizagem são perpassadas por diversas dimensões: cognitiva, afetiva e social. Desse modo, este estudo objetivou compreender os aspectos presentes na relação professor-aluno que influenciam nos processos de ensinar e de aprender. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, da qual participaram duas alunas e três professores que responderam a um questionário biosociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada de acordo com a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa apontaram que os papéis de aluno e professor não são fixos e que ambos podem, de forma ativa, ensinar e aprender, havendo trocas intergeracionais neste processo. Também foi possível observar que a afetividade pode contribuir para uma aprendizagem significativa. Diante disso, a promoção do diálogo dentro da sala de aula, assim como as atitudes de compreensão empática podem promover a transformação pessoal dos alunos.