PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOB A PERSPECTIVA ROGERIANA

: TEACHERS AND STUDENTS’ PERCEPTIONS UNDER THE ROGERIAN PERSPECTIVE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3244-3254

Resumo

As situações pensadas para mediar o ensino e a aprendizagem são perpassadas por diversas dimensões: cognitiva, afetiva e social. Desse modo, este estudo objetivou compreender os aspectos presentes na relação professor-aluno que influenciam nos processos de ensinar e de aprender. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, da qual participaram duas alunas e três professores que responderam a um questionário biosociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada de acordo com a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa apontaram que os papéis de aluno e professor não são fixos e que ambos podem, de forma ativa, ensinar e aprender, havendo trocas intergeracionais neste processo. Também foi possível observar que a afetividade pode contribuir para uma aprendizagem significativa. Diante disso, a promoção do diálogo dentro da sala de aula, assim como as atitudes de compreensão empática podem promover a transformação pessoal dos alunos.

Biografia do Autor

Maria Luísa Aguiar Morais, Centro Universitário da Vitória de Santo Antão - UNIVISA

Docente. Psicóloga Clínica (CRP 02/25590) pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA - 2021.2). Especialização em Docência no Ensino Superior em andamento no Centro Universitário SENAC (2022/2023). Na graduação foi aluna de Iniciação Científica. Membro do Grupo Intergerações - Projeto de Extensão Comunitária (UNIVISA). Monitora das disciplinas de Metodologia Científica, Ética Profissional em Psicologia e Psicologia da Educação. Experiência profissional na área de psicologia clínica, no atendimento de adolescentes, jovens e adultos.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Aguiar Morais, M. L., & Carneiro da Cunha, U. (2024). PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOB A PERSPECTIVA ROGERIANA: : TEACHERS AND STUDENTS’ PERCEPTIONS UNDER THE ROGERIAN PERSPECTIVE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(4), 3244–3254. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3244-3254

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)