MONITORAMENTO DOS PARÂMETROS DA COMPOSTAGEM, COM FIBRA DE PALMEIRA NATIVA E FEZES DE EQUINOS COMO BIOCATALIZADOR

Autores

  • Osman José de Aguiar Gerude Neto Doutorando em Biodiversidade e Bioconservação pela Rede - BIONORTE
  • Daniel Rocha Pereira Doutorando em Biodiversidade e Bioconservação pela Rede - BIONORTE
  • Thiago Rocha Lima Universidade CEUMA
  • Darlan Ferreira da Silva Universidade CEUMA
  • Rita de Cássia Mendonça de Miranda Universidade CEUMA

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2799-2809

Resumo

O presente trabalho objetivou, empregar a substituição da fibra tradicional por fibra oriunda de palmeira nativa e fezes de equinos como biocatalizador no processo de compostagem. E para avaliar o processo, foi desenvolvido um protótipo de placa microcontroladora, tipo Arduino Uno R3 que monitorou os parâmetros de temperatura e umidade. O delineamento experimental foi: T1 - Controle: 50% de material fibroso (podas de grama e folhas), 25% de restos de alimentos e 25% de fezes de equinos; T2 – 50% de fibra (Babaçu Fibra Desfiada) 25% de restos de alimentos e 25% de fezes de equinos; T3 – 50% de fibras (Casca de Babaçu), 25% de restos de alimentos e 25% de fezes de equinos; T4 – 50% de fibra (Babaçu Quebrado), 25% de restos de alimentos e 25% de fezes de equinos. Após 30 dias de experimento, as amostras foram peneiradas, embaladas, identificadas e levadas ao Laboratório de Química dos Solos – LABQLS da UEMA. Enquanto os dados registrados pelo monitoramento do Arduino, foram tratados no Excel e transformados em gráficos. As análises químicas do material mostraram valores satisfatórios, principalmente de Matéria Orgânica disponível para o solo. Demonstrando que este processo pode ser utilizado para descarte e reciclagem dos resíduos testados, e que o monitoramento de parâmetros auxilia no entendimento da formação dos composto orgânicos gerados. 

Biografia do Autor

Osman José de Aguiar Gerude Neto, Doutorando em Biodiversidade e Bioconservação pela Rede - BIONORTE

Possui graduação em ZOOTECNIA pela Universidade Estadual do Maranhão (2012) e Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Maranhão (2015), atualmente é Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela rede Bionorte. É professor e pesquisador da Universidade CEUMA em São Luís - MA, e professor Substituto no Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Atuando na produção de adubos orgânicos pelo processo de compostagem, e desenvolvendo pesquisas para otimização dos processos e tecnologias para aplicação mais eficiente desta técnica. Atua também na produção animais de interesse zootécnico, desenvolvendo atividades que visam à preservação do meio ambiente por meio da defesa da fauna e orientação da criação das espécies de animais de produção e/ou silvestres, sempre pautadas na sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

de Aguiar Gerude Neto, O. J., Pereira , D. R., Lima , T. R., da Silva, D. F. da S., & de Miranda, R. de C. M. (2023). MONITORAMENTO DOS PARÂMETROS DA COMPOSTAGEM, COM FIBRA DE PALMEIRA NATIVA E FEZES DE EQUINOS COMO BIOCATALIZADOR. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(3), 2799–2809. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2799-2809

Edição

Seção

Artigos