PERFIL, FIDELIZAÇÃO E GRAU DE SATISFAÇÃO: IDENTIFICANDO OS CLIENTES DA ALIMENTAÇÃO FORA DO DOMICÍLIO NO CARIRI CEARENSE.
DOI:
https://doi.org/10.16891/158Resumo
O setor de alimentação fora do lar vem demonstrando um crescimento cada vez maior, acompanhando os avanços da tecnologia e acima de tudo da economia brasileira. Um dos fatores mais relevantes foi o aumento do poder de consumo de classes econômicas. O presente estudo teve como objetivo analisar a visão e o grau de satisfação do consumidor do Cariri ceararense em relação aos serviços e produtos oferecidos pelos bares e restaurantes de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, sua fidelidade aos mesmos, assim como traçar o perfil dos entrevistados. Para o desenvolvimento da coleta de dados, foi utilizada como técnica, a survey, com aplicação de questionário de forma presencial e on line. A amostra foi composta de 374 consumidores da citada região. Neste trabalho, quando se avaliou o aspecto relacionado a fidelidade do consumidor pode-se notar que a maioria, 42% e 35% dos respondentes, não se consideram fiéis a um determinando bar ou restaurante, já para o nível educacional encontramos valores de 69% e 92%, respectivamente, para as pesquisas realizadas presencialmente e de forma on-line, com formação superior completa ou em andamento. Pode-se concluir por meio da análise dos dados, que a visão e satisfação do consumidor entrevistado encontra-se comprometida, demonstrando em várias dimensões abordadas no estudo, uma discordância e insatisfação considerável com os atuais serviços e produtos oferecidos, confirmando a necessidade de se pesquisar cada vez mais a opinião do consumidor e buscar investigar suas reais necessidades e sugestões de melhorias.
Referências
ALBRECHT, Karlzemke. Serviço ao Cliente - A reinvenção da gestão do atendimento ao Cliente. Rio de Janeiro: Campus, 2002
BARRETOS, S.A.J.; CYRILLO, D.C. Análise da composição dos gastos com alimentação no município de São Paulo (Brasil) na década de 1990. Revista de Saúde Pública, 2001, 35 (1): 52-9
BEZERRA, Ilana Nogueira; SICHIERI, Rosely. Características e gastos com alimentação fora do domicílio no Brasil. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 44, n. 2, Apr. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003489102010000200001&lng=en&nrm=iso>.Acesso: 24fev. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S003489102010000200001.
DISNEY INSTITUTE. O jeito Disney de encantar os clientes: do atendimento exepcional ao nunca parar de crescer e acreditar. São Paulo: Saraiva, 2011
FURNIVAL, Ariadne Chloe; PINTO, Eusébio Luiz; OUCHI, Marcos Teruo. O uso da técnica de cliente oculto como ferramenta de avaliação do atendimento aos usuários de bibliotecas públicas: uma experiência brasileira na agraduação de Biblioteconomia. Revista Interamericana de Bibliotecologia. 2012, vol. 35, n°; pp. 27-38.
IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: análise do consumo alimentar pessoal no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. 150 p. Disponívelem:<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_analise_consumo/pofanalise_2008_2009.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2015.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Aquisição domiciliar per capita, Brasil e grandes regiões. Rio de Janeiro; 2004.
MEIR, Roberto. Apresentação. In: VOLPI, Alexandre. A história do consumo no Brasil: do mercantilismo à era do foco no cliente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
SANCHES, Michele; SALAY, Elisabete. Alimentação fora do domicílio de consumidores do município de Campinas, São Paulo. Rev. Nutr., Campinas , v. 24, n. 2, Apr. 2011 .Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415 52732011000200010&lng=en&nrm=iso>. Access on 20 Feb. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732011000200010.
Schlindwein MM. Influência do custo de oportunidade do tempo da mulher sobre o padrão de consumo alimentar das famílias brasileiras [tese]. Piracicaba: Universidade de São Paulo; 2006.
SHIFFMAN, Leon; G. KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. 9ª edição. Ri