A INGESTÃO DE ÁLCOOL MODULA A ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE GORDURA CORPORAL, GLICEMIA E LACTATO, E A PERFORMANCE EM CORRIDA EM ADULTOS JOVENS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4255-4262aa

Palavras-chave:

Atletas de Corrida, Consumo de Bebida Alcoólica e Performance, Concentrações de Glicose e Lactato

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do percentual de gordura (%G) corporal e das concentrações de glicemia e lactato sanguíneo, na performance de corrida em adultos jovens, em contextos com e sem o consumo de bebida alcoólica. Trata-se de um estudo pré-experimental, do tipo crossover. Participaram do estudo 12 estudantes universitários do sexo masculino com idades entre 18 e 30 anos submetidos a um teste de esforço físico com ou sem o consumo de bebida alcoólica. A variável dependente deste estudo foi o desempenho na corrida, expresso pela distância total percorrida no teste de recuperação intermitente (Yo-yo). O %G foi estimado via dobras cutâneas e as concentrações de lactato (mmol/L) e glicose (mg/dL) obtidas via coleta de sangue, por meio do lactímetro portátil. Empregou-se a regressão linear múltipla para a estimativa de determinação. O nível de significância foi de 5%. Nas situações sem (β: 71,453; IC95%: 10,922; 131,985) e com (β: 76,657; IC95%: 32,313; 121,002) o consumo de bebida alcoólica, o aumento dos níveis de lactato foram associados com o aumento da performance em corrida. Conclui-se que, houve o incremento dos níveis de lactato sanguíneo, com ou sem o consumo de álcool em dose aguda e moderada, na performance em corrida intermitente. Além disso, os níveis de %G e glicemia não foram determinantes da performance, independente da ingestão ou não de bebida alcoólica.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira de Sousa, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brasil. Mestre e Doutor em Educação Física.

Michel Silva Sant'Ana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Alex Carneiro Brandão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Mestre em Ciência do Movimento Humano. Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Karine Moraes Pereira, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia

Licenciada em Educação Física. Mestranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

Professora da Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil. Mestre em Educação Física. Doutora em Ciências do Movimento.

Downloads

Publicado

2024-09-15

Como Citar

Sousa, T. F. de, Sant'Ana, M. S., Brandão, A. C., Pereira, K. M., & Santos, S. F. da S. dos. (2024). A INGESTÃO DE ÁLCOOL MODULA A ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE GORDURA CORPORAL, GLICEMIA E LACTATO, E A PERFORMANCE EM CORRIDA EM ADULTOS JOVENS?. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4255–4262. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4255-4262aa

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)