A percepção dos enfermeiros sobre Educação Permanente em Saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Sobral (CE)

Autores

  • Israel Rocha Bransão Universidade estadual Vale do Acaraú
  • José Reginaldo Feijão Parente Universidade estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.16891/179

Resumo

O trabalho analisa a percepção dos enfermeiros sobre a educação permanente em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família no município de Sobral, CE. A pesquisa se orienta pela abordagem qualitativa, com uso de entrevista, realizada com 20 enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família do município. Os enfermeiros foram entrevistados em seus locais de trabalho com em horário previamente agendado. O percurso analítico-interpretativo dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo e segundo os referenciais teóricos da Política Nacional de educação em Saúde.  Os resultados revelam que os enfermeiros compreendem a educação permanente em saúde como atualizações, aquisição de novos conhecimentos através de conteúdos e aulas, e uma formação contínua no processo de trabalho. O estudo aponta a necessidade de compreender a educação permanente em saúde a partir do conhecimento emergido das situações as quais envolvem os profissionais no seu cotidiano de trabalho, razão pela qual a torna importante para a transformação das práticas em saúde.

Palavras Chaves: Educação Permanente. Saúde. Enfermeiros.

Biografia do Autor

Israel Rocha Bransão, Universidade estadual Vale do Acaraú

Graduado em Psicologia, mestre em Sociologia e doutor em Psicologia Social.

José Reginaldo Feijão Parente, Universidade estadual Vale do Acaraú

Graduado em psicologia, mestre em Gestão Pública.

Referências

BALBINO, A. C.; BEZERRA, M. M.; FREITAS, C. A. S. L.; ALBUQUERQUE, I. M. N.; DIAS, M. S. A.; PINTO, V. P. T. Educação permanente com os auxiliares de enfermagem da Estratégia Saúde da Família em Sobral, Ceará. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 8 n. 2, p. 249-266, jul./out. 2010.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS no 198/2004, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a política nacional de educação permanente em saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências,. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: Acessado em 13 de jan, 2014

BRUM, L. M. A pedagogia da roda como dispositivo de educação permanente em enfermagem e a construção da integralidade do cuidado no contexto hospitalar. Rev. Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 31, n. 3, Sept. 2009.

CECCIM, R. B. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Infertace - Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 9, n. 16, p. 161-77, set.2004/fev.2005. http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n16/v9n16a13.pdf

CECCIM, R. B., FEUERWERKER, L. C. M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cadernos de saúde pública. Rio de Janeiro, v.20, n.5, p. 1400-1410, Set./Out. 2004

DAVINI, M. C. Enfoques, Problemas e Perspectivas na Educação Permanente dos Recursos Humanos de Saúde. BRASIL, Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) (Org.). Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Série Pactos pela Saúde 2006, v. 9. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. p. 39-58.

DAVINI, M. C. Practicas laborales en los servicios de salud: las condiciones Del aprendizaje. In: Educación permanente de personal de salud. Serie Desarrollo de recursos humanos, n.100. Organización Panamericana de la salud. EUA, 1994.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.

MOTTA, J. I. J. et al. Educação permanente em saúde, Revista Olho Mágico, Londrina, v. 9, n. 1, p. 68-73, 2002.

OPAS; OMS, Programa de Desarrollo de Recursos Humanos (HSR). División de Desarrollo de Sistemas y Servicios de Salud (HSP). La Capacitación del Personal de los Servicios de Salud en Proyectos Relacionados con los Procesos de Reforma Sectorial. (Serie Observatorio de Recursos Humanos de Salud n. 3). Washington: OPS/OMS, 2002.

QUINTANA, P. B; ROSCHKE, M. A. C.; RIBEIRO, E. C. O. Educação permanente processo de trabalho e qualidade de serviço na saúde. Disponível em: <http://www.sesa.pr.gov.br >. Acesso em: 30 abr. 2014.

SOUSA, F.L; PONTE, M.A. C; LINHARES, A.K.N; CAVALCANTE, A.N;DIAS, M.S.A;SOARES, C; TAJRA, F.S; TEIXEIRA, E.H. A Política Municipal de Educação Permanente em Sobral- CE, in SANARE, v 7, n. 2, p 14-22, jul./dez. 2008

Publicado

2015-08-28

Como Citar

Bransão, I. R., & Feijão Parente, J. R. (2015). A percepção dos enfermeiros sobre Educação Permanente em Saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família de Sobral (CE). Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(7). https://doi.org/10.16891/179

Edição

Seção

Saúde