RESIDÊNCIA ESTUDANTIL: QUAL É A SUA EFICÁCIA NA CONCEPÇÃO DO ESTUDANTE RESIDENTE NO IFCE DO CAMPUS CRATO?

Autores

  • Maria Lucileide Costa Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- campus Crato/Ce
  • Zósimo Mota Queiroz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- campus Crato - CE
  • Maria Albaneide Fortaleza Prefeitura Municipal de Campos Sales/CE
  • Shayenn Viana Brito

DOI:

https://doi.org/10.16891/181

Resumo

Tendo por base a moradia estudantil como uma das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil- PNAES, o presente estudo visa investigar a eficácia da residência estudantil na concepção do estudante residente no IFCE campus Crato. Trata-se de uma pesquisa de campo, tendo como metodologia a aplicação de um questionário com 66 discentes contemplados com o serviço de moradia, correspondendo a 43,42% do universo, no período de 02 e 03 de março de 2015. Dentre os resultados analisados, observamos que a maioria 94% afirmaram que a residência estudantil contribui para a  permanência do curso, como também para o desempenho escolar. Outro aspecto a ser ressaltado diz respeito ao atendimento às necessidades estudantis, sendo que 64% afirmaram que atende parcialmente e 36% atende totalmente. Os discentes ressaltaram a necessidade de inserção da rede wifi na área da residência correspondendo a 25%. Este estudo é um relevante instrumento para a gestão institucional, uma vez que apresenta dados que reforçam o trabalho interdisciplinar de acompanhamento sociopedagógico dos discentes beneficiados.

Biografia do Autor

Maria Lucileide Costa Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- campus Crato/Ce

Graduada em Serviço Social e Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará.

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Crato

Zósimo Mota Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- campus Crato - CE

Graduado em Direito e especialista em Direito das Famílias pela Universidade Regional do Cariri - URCA

 

Assistente de Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Crato

Maria Albaneide Fortaleza, Prefeitura Municipal de Campos Sales/CE

Graduada em Serviço Social pela UNAERP, Especialista em Planejamento Educacional pela Salgado Oliveira- Rio de Janeiro, em Saúde da Família pela URCA, e em Serviço Social pela Faculdade Leão Sampaio

Assistente Social da Prefeitura Municipal de Campos Sales/CE, e Professora da Escola Estadual de Ensino Médio de Campos Sales/ CE

Shayenn Viana Brito

Estudante de Serviço Social na Faculdade Leão Sampaio

Referências

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Costa Duarte, M. L., Queiroz, Z. M., Fortaleza, M. A., & Brito, S. V. (2017). RESIDÊNCIA ESTUDANTIL: QUAL É A SUA EFICÁCIA NA CONCEPÇÃO DO ESTUDANTE RESIDENTE NO IFCE DO CAMPUS CRATO?. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 4(13), 136–147. https://doi.org/10.16891/181

Edição

Seção

Humanas

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