SUBJETIVIDADES E AFETOS NA PESQUISA-DOCUMENTÁRIO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE TRABALHAM
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2153Palavras-chave:
Transdisciplinarity; Audiovisual; Ethical-political.Resumo
O objetivo deste artigo é propor contribuições teórico-metodológicas, a partir da pesquisa-documentário, no processo de subjetivação e compartilhamento dialógico dos afetos entre os pesquisadores-documentaristas e os sujeitos-personagens, no território da educação superior, com estudantes universitários que conciliam os estudos com atividades laborais. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de um relato de experiência de uma pesquisa de pós-doutorado, que contou com 27 participantes e com o uso da linguagem audiovisual e a produção de um documentário em uma perspectiva dialógica, transdisciplinar, democrática, coletiva, cooperativa e colaborativa. Diante das singularidades psicossociais e político-econômicas neoliberais globalizante que constituem o mundo do trabalho e a educação superior da atualidade, que atravessam o cotidiano e as dinâmicas dos trabalhadores-estudantes, foi possível destacar a transdisciplinaridade, as vantagens e avanços teórico-metodológicos da pesquisa-documentário, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento do processo de subjetivação e dos afetos dos envolvidos e o compromisso ético-político inerente e indissociável ao método da pesquisa-documentário. Conclui-se que este relato de experiência tem o potencial inovador para lidar com os desafios atuais no contexto acadêmico de divulgação científica, uma vez que potencializa a voz dos participantes, dando lugar de fala/escuta e autonomia, no qual o sujeito pode exercer seu papel de cidadania nos diferentes espaços que atuam, para além do trabalho e a universidade. Ressaltamos, ainda, o poder iminente da linguagem audiovisual, na proposta da pesquisa-documentário, de sensibilizar e conscientizar diferentes comunidades a reivindicar melhorias, incentivar e concretizar políticas públicas, a partir da força do coletivo e da cooperação.