SUBJETIVIDADES E AFETOS NA PESQUISA-DOCUMENTÁRIO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE TRABALHAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2153

Palavras-chave:

Transdisciplinarity; Audiovisual; Ethical-political.

Resumo

O objetivo deste artigo é propor contribuições teórico-metodológicas, a partir da pesquisa-documentário, no processo de subjetivação e compartilhamento dialógico dos afetos entre os pesquisadores-documentaristas e os sujeitos-personagens, no território da educação superior, com estudantes universitários que conciliam os estudos com atividades laborais. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de um relato de experiência de uma pesquisa de pós-doutorado, que contou com 27 participantes e com o uso da linguagem audiovisual e a produção de um documentário em uma perspectiva dialógica, transdisciplinar, democrática, coletiva, cooperativa e colaborativa. Diante das singularidades psicossociais e político-econômicas neoliberais globalizante que constituem o mundo do trabalho e a educação superior da atualidade, que atravessam o cotidiano e as dinâmicas dos trabalhadores-estudantes, foi possível destacar a transdisciplinaridade, as vantagens e avanços teórico-metodológicos da pesquisa-documentário, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento do processo de subjetivação e dos afetos dos envolvidos e o compromisso ético-político inerente e indissociável ao método da pesquisa-documentário. Conclui-se que este relato de experiência tem o potencial inovador para lidar com os desafios atuais no contexto acadêmico de divulgação científica, uma vez que potencializa a voz dos participantes, dando lugar de fala/escuta e autonomia, no qual o sujeito pode exercer seu papel de cidadania nos diferentes espaços que atuam, para além do trabalho e a universidade. Ressaltamos, ainda, o poder iminente da linguagem audiovisual, na proposta da pesquisa-documentário, de sensibilizar e conscientizar diferentes comunidades a reivindicar melhorias, incentivar e concretizar políticas públicas, a partir da força do coletivo e da cooperação.

Biografia do Autor

Ronaldo Gomes-Souza, UFAM

Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É professor, pesquisador e extensionista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lotado na Faculdade de Psicologia e credenciado enquanto professor permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É um dos coordenadores do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC); membro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e psicólogo do trabalho na Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho (CECAM) da UFAM.

Kézia Sousa Lima, UFAM

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) com ênfase na área de Recursos Humanos (RH). Especialista em Recursos Humanos 4.0 pelo Instituto de Graduação e Pós-Graduação (IPOG). Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e professora universitária na Faculdade Santa Teresa (FST).

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

Gomes-Souza, R., & Sousa Lima, K. (2025). SUBJETIVIDADES E AFETOS NA PESQUISA-DOCUMENTÁRIO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE TRABALHAM . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5070–5083. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2153

Edição

Seção

Artigos