REDES SOCIAIS DE CUIDADO NA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO DE ESCOPO

SCOPE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4877-4890

Palavras-chave:

Gravidez, Adolescência, Redes sociais

Resumo

Objetivou-se analisar na literatura científica os avanços e desafios das redes sociais de cuidado relacionadas à gravidez na adolescência. Realizou-se revisão de escopo com os descritores “Pregnancy” ,“adolescence”,  “social network”, associados ao booleano AND,  nas bases de dados PubMed, SciELO e Scopus. Dos 138 estudos encontrados, selecionaram-se 13 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados demonstraram que a produção científica relacionada ao tema é escassa, a maioria dos estudos são de abrangência nacional, mas frente à realidade enfrentada no país, a produção científica da temática é insuficiente. Evidenciou-se a necessidade de fortalecimento dos vínculos das redes  sociais das adolescentes grávidas, já que os resultados apontaram que são frágeis e insuficientes.

Biografia do Autor

Geovana Silva Batista, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ligante da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia.

Leidy Dayane Paiva de Abreu, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorado (2020) e mestrado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (2017) pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Enfermagem (2015) e Biologia (2010) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Técnica em Meio Ambiente (2012) e especialista em Gestão Ambiental (2014), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral. Professora do Curso de Medicina da UECE, Campus Crateús, Ceará. Pesquisadora do grupo de Pesquisa Fluidos, Redes e Cuidado (GPFRIDA) da UECE. Atualmente é Editora Científica do periódico científico CADERNOS ESP.

Olga Maria de Alencar, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em saúde coletiva pela UECE. Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Especialista em ensino na saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio Libanês. Docente do Programa de mestrado Profisaude da UFT. Tutora do programa de residência da Escola de Saúde Publica de Palmas, Tocantins. Docente da Escola de Governo da Fiocruz Brasília. Pesquisadora do grupo de Pesquisa Fluidos, Redes e Cuidado (GPFRIDA) da UECE.

Domingos de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Amapá. Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Enfermeiro no Hospital Geral de Palmas na Unidade de Saúde Mental.

Thayza Miranda Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Saúde pública pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aperfeiçoamento em Saúde Mental pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz Brasília. Docente do Programa de mestrado PROFSAÚDE da UFT. Pesquisadora do grupo de Pesquisa Fluidos, Redes e Cuidado (GPFRIDA) da UECE.

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

Silva Batista, G., Paiva de Abreu, L. D., de Alencar, O. M., de Oliveira, D., & Miranda Pereira, T. (2025). REDES SOCIAIS DE CUIDADO NA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO DE ESCOPO: SCOPE REVIEW. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(4), 4877–4890. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4877-4890

Edição

Seção

Artigos