PREVALÊNCIA DE Klebsiella pneumoniae RESISTENTE AOS CARBAPENÊMICOS EM AMOSTRAS HOSPITALARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4901-4912

Palavras-chave:

Klebsiella pneumoniae, Resistência Microbiana a Antibióticos, Infecção Hospitalar

Resumo

Klebsiella pneumoniae é comumente associada às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) devido ao seu potencial de resistência aos agentes antimicrobianos e a gravidade dos quadros de infecções à que estão relacionadas. Em ambientes hospitalares, a presença de linhagens de K. pneumoniae resistentes aos carbapenêmicos causa grande preocupação mediante o agravo das condições de saúde dos pacientes infectados e a redução das opções terapêuticas. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a prevalência de linhagens de K. pneumoniae resistentes aos carbapenêmicos em amostras clínicas isoladas de pacientes hospitalizados, bem como avaliar a prevalência por sexo, idade, amostra biológica e setor do hospital. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo que utilizou dados de um laboratório de análises clínicas de um hospital de ensino em Minas Gerais, durante o ano de 2023. Das 111 linhagens positivas para K. pneumoniae, 62 foram resistentes aos carbapenêmicos (55,86%). A maior prevalência de linhagens resistentes foi encontrada nas amostras de aspirado traqueal (41,9%) e a resistência por produção de serino-betalactamases foi a mais recorrente entre as amostras. As amostras provenientes de pacientes internados na unidade de terapia intensiva foram responsáveis por 62% das linhagens com produção de serino-betalactamase. Os pacientes do sexo masculino e com idades acima de 51 anos foram os mais acometidos por linhagens resistentes. Os dados encontrados exemplificam a preocupação com o aumento da resistência de K. pneumoniae associada a IRAS e a importância da correta identificação dos microrganismos visando o tratamento adequado.

Biografia do Autor

Luzia Miranda da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduanda em Farmácia. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Igor Rosa Meurer, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Saúde. Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFJF/Ebserh).

Patrícia Guedes Garcia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Saúde. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

da Silva, L. M., Meurer, I. R., & Garcia, P. G. (2025). PREVALÊNCIA DE Klebsiella pneumoniae RESISTENTE AOS CARBAPENÊMICOS EM AMOSTRAS HOSPITALARES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(4), 4913–4925. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4901-4912

Edição

Seção

Artigos