USO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA NA PREDIÇÃO DE ÓBITOS EM PACIENTES INTERNADOS POR SRAG: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4688-4705

Palavras-chave:

Aprendizado de Máquina, SRAG, Modelo Preditivo

Resumo

A Aprendizagem de Máquina (AM) tem um papel importante na área da saúde, fornecendo dados sobre diagnóstico e prognóstico de pacientes através de modelos preditivos. O presente trabalho teve como objetivo sintetizar o conhecimento disponível sobre as atuais aplicações de AM na predição de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Esta revisão integrativa foi desenvolvida em seis etapas, nas quais foram extraídos dados das bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual de Saúde entre abril e maio de 2023, utilizando a estrutura PRISMA para documentação e a ferramenta CASP para a avaliação dos artigos. A estratégia de busca utilizada retornou 383 artigos após exclusão duplicados. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 54 artigos foram eleitos para leitura completa, restando 36 artigos na amostra final. Nos resultados, as técnicas de AM supervisionadas tiveram destaque, com os algoritmos XGBoost, Random Forest, Logistic Regression e SVM (Support Vector Machine) apresentando resultados promissores, com AUC-ROC acima de 80%. Entre as variáveis mais utilizadas nos estudos destaca-se os dados demográficos, clínicos e laboratoriais. Por fim, a ausência de ferramentas para aplicação prática dos modelos em ambientes hospitalares limita seu uso, já que a maioria dos estudos se concentra apenas na comparação de algoritmos de AM para a geração dos modelos.

Biografia do Autor

Jackson Henrique da Silva Bezerra, Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com pesquisa na área de Aprendizado de Máquina Aplicado à Saúde. Mestre em Administração pelo Instituto Politécnico do Porto (ISCAP/IPP), em Portugal, com reconhecimento pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui especialização em Educação Empreendedora pela PUC Rio, Docência Universitária pelo CEULJI/ULBRA e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRO. Graduado em Sistemas de Informação pelo CEULJI/ULBRA. Atualmente, é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em Informática no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ji-Paraná, onde leciona disciplinas nas áreas de Engenharia de Software e Banco de Dados. Atua nos cursos Técnico em Informática e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Tem experiência nas áreas de Administração, com ênfase em Planejamento em Ciência e Tecnologia; Tecnologias Educacionais, com foco em jogos e ferramentas educacionais; Redes de Computadores, com ênfase em servidores de redes; Banco de Dados, com ênfase em modelagem e programação SQL; Engenharia de Software, com ênfase em análise e projeto; e Ciência de Dados, com ênfase em Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa em Processo e Desenvolvimento de Software (GPPDS) IFRO/CNPq, ativo nos campi Ji-Paraná e Cacoal. É também pesquisador do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas na Amazônia (GETEA) IFRO/CNPq, atuando no campus Ji-Paraná. Coordena projetos de extensão na área de robótica educacional, desenvolvimento de jogos educacionais e desenvolvimento tecnológico de sistemas web e mobile. Possui certificação Scrum Master (CSM) pela ScrumAlliance e atua como Scrum Master em equipes de desenvolvimento de sistemas nos projetos PROINFE (IFRO) e Fila de Creches (TCE-RO).

Mônica Pereira Lima Cunha, Universidade Federal de Rondônia - Campus Porto Velho

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Acre , mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - Linha de pesquisa Ambiente, Saúde e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Rondônia e doutorado em Ciências da Saúde -Linha de pesquisa Toxicologia de alimentos e ambiental pela Universidade de Brasília -UNB . É professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia exercendo as atividades de ensino no curso de Graduação em Enfermagem e na Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA). Coordenou na UNIR o curso de Doutorado Interinstitucional em Enfermagem UNIR/EEAN/UFRJ (2019-2022).É pesquisadora do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer/UNIR e atua em pesquisas que envolvem os seguintes temas: saúde da mulher e da criança, aleitamento materno e exposição humana a poluentes ambientais. 

Downloads

Publicado

2025-02-15

Como Citar

Bezerra, J. H. da S., & Cunha, M. P. L. (2025). USO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA NA PREDIÇÃO DE ÓBITOS EM PACIENTES INTERNADOS POR SRAG: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(4), 4676–4687. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4688-4705

Edição

Seção

Artigos