ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE MEDICALIZAÇÃO E DESMEDICALIZAÇÃO NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2243

Palavras-chave:

medicalização social, saúde mental, autonomia

Resumo

A medicalização social trata-se de um processo em que os fenômenos, a autoridade ou a racionalidade produzidos pela Medicina passam a atuar e a regular aspectos da vida humana individuais e coletivos, favorecendo a construção de relações assimétricas no campo da saúde/saúde mental. O presente artigo de revisão busca realizar uma reflexão teórica acerca do processo de medicalização social, apresentando algumas propostas de desmedicalização em saúde mental introduzidas recentemente no Brasil, a partir da perspectiva do recovery. Para tanto, contribuições como a dos Grupos de Ouvidores de Vozes e do Diálogo Aberto se apresentam como estratégias desmedicalizantes que se inserem na proposta de cuidado centrada no protagonismo e interação entre os sujeitos como agentes de transformação de seus próprios processos e contextos. O artigo tem como objetivo refletir sobre práticas em saúde mental pautadas pelo saber da experiência e pela narrativa em primeira pessoa. Pôde-se concluir que intervenções grupais visando a desmedicalização, se apresentam como alternativas capazes de propor outras vias de cuidado, buscando resgatar o entendimento mútuo, a horizontalidade, a corresponsabilização, incentivando o autocuidado, a autonomia e o empoderamento do sujeito como protagonista de sua saúde.

Biografia do Autor

Samuel Marques dos Reis, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).  

Daiana Paula Milani Baroni, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com período sanduíche pela CAPES junto a Università degli Studi di Pisa, Itália. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais junto ao Departamento de Psicologia.

Downloads

Publicado

2025-04-16

Como Citar

Marques dos Reis, S., & Milani Baroni, D. P. (2025). ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE MEDICALIZAÇÃO E DESMEDICALIZAÇÃO NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5103–5112. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2243

Edição

Seção

Artigos