ANÁLISE QUANTITATIVA DA FREQUÊNCIA DE REFEIÇÕES DE TRABALHADORES PARA FINS DE GESTÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO E UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2279

Palavras-chave:

Planejamento de refeições, Serviços de Alimentação, Gestão de restaurantes

Resumo

Em serviços de alimentação para coletividade, o planejamento e organização de processos e recursos é fundamental para uma boa gestão ambiental e financeira. Este estudo analisa a frequência de refeições servidas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de um hospital público universitário em Porto Alegre/RS, visando identificar variações sazonais e suas implicações. Dados de frequência dos usuários no serviço de almoço e jantar foram coletados entre julho de 2022 e junho de 2023 e analisados estatisticamente. Os resultados mostraram variação na média de refeições nos dias úteis de 1100 almoços em um mesmo mês. Períodos de férias e também feriados, influenciaram na variação no número de refeições servidas, com impactos maiores observados nos dias úteis comparados aos finais de semana. Além disso, foi identificada uma inconstância significativa (p>0,05) na demanda diária para o almoço. O estudo destaca a importância de que uma análise dos dados é condição fundamental para um planejamento adequado e para minimizar desperdícios e otimizar a gestão de recursos. O uso de ferramentas de controle e monitoramento deve ser usado para ajustar a produção de refeições conforme a demanda, a fim de garantir eficiência operacional e reduzir impactos ambientais e econômicos.

Biografia do Autor

Diuliana Catlen Kuspik Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS

Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mestranda em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UFRGS, com ênfase em gestão de refeições. Experiência no setor alimentício com treinamentos de profissionais, adequação sanitária, laudos trabalhistas, fatores administrativos, gestão de cliente e estratégias de comunicação.

Virgílio José Strasburg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS

Graduado em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e doutorado em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale (2016). Pós Doutorado no Programa de Ciências Biológicas - Fisiología y Nutrición da Facultad de Ciencias da Universidad de la República (UdelaR) - Uruguai (2022).Possui experiência profissional na área de gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição. Professor Associado III do Departamento de Nutrição e do Programa de pós graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde (PPGANS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representante docente na seção de Distribuição de refeições no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Realiza pesquisas no segmento de fornecimento de refeições para coletividades com ênfase na gestão de processos e gestão ambiental (impactos ambientais, gestão de resíduos; pegada hídrica e de carbono; e ecoeficiência). 

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

Kuspik Pereira, D. C., & Strasburg, V. J. (2025). ANÁLISE QUANTITATIVA DA FREQUÊNCIA DE REFEIÇÕES DE TRABALHADORES PARA FINS DE GESTÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO E UNIVERSITÁRIO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5396–5406. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2279

Edição

Seção

Artigos