O USO DO ChatGPT POR PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2350Resumo
Introdução: A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em diversos setores, incluindo a medicina, onde oferece avanços na compreensão e tratamento de doenças. Entretanto, a IA generativa levanta preocupações sobre a precisão e ética no contexto da educação em saúde. Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, utilizando as diretrizes da metodologia PRISMA. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados eletrônicas Medline (via PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Scopus. A pesquisa foi realizada em maio de 2024, utilizando descritores em inglês e português, como "ChatGPT AND 'health professions education'", "ChatGPT AND 'health education'", "ChatGPT AND 'educação dos profissionais de saúde'" e "ChatGPT AND 'educação em saúde'". Resultados: Dos 82 estudos iniciais, 8 foram incluídos nesta revisão sistemática. Os estudos selecionados variam amplamente em termos de design metodológico, participantes e abordagens utilizadas para explorar o uso do ChatGPT na educação em saúde. Os achados foram separados e discutidos nas sessões educação em saúde de profissionais da área e educação para saúde para o público. Considerações finais: A IA na educação em saúde oferece benefícios significativos, mas requer um uso equilibrado e ético para complementar, e não substituir, o conhecimento humano. Pesquisas futuras devem focar no aprimoramento e uso responsável dessas tecnologias.