O USO DO ChatGPT POR PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2350

Resumo

Introdução: A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em diversos setores, incluindo a medicina, onde oferece avanços na compreensão e tratamento de doenças. Entretanto, a IA generativa levanta preocupações sobre a precisão e ética no contexto da educação em saúde. Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, utilizando as diretrizes da metodologia PRISMA. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados eletrônicas Medline (via PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Scopus. A pesquisa foi realizada em maio de 2024, utilizando descritores em inglês e português, como "ChatGPT AND 'health professions education'", "ChatGPT AND 'health education'", "ChatGPT AND 'educação dos profissionais de saúde'" e "ChatGPT AND 'educação em saúde'". Resultados: Dos 82 estudos iniciais, 8 foram incluídos nesta revisão sistemática. Os estudos selecionados variam amplamente em termos de design metodológico, participantes e abordagens utilizadas para explorar o uso do ChatGPT na educação em saúde. Os achados foram separados e discutidos nas sessões educação em saúde de profissionais da área e educação para saúde para o público. Considerações finais: A IA na educação em saúde oferece benefícios significativos, mas requer um uso equilibrado e ético para complementar, e não substituir, o conhecimento humano. Pesquisas futuras devem focar no aprimoramento e uso responsável dessas tecnologias.

Biografia do Autor

Kamila Mohammad Kamal Mansour, Universidade de Santa Cruz do Sul

Fisioterapeuta pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde também obteve o título de Mestre em Promoção da Saúde (2022-2024). Professora assistente do Departamento de Ciências da Saúde da UNISC. Discente e pesquisadora bolsista modalidade II da CAPES no Programa de Doutorado em Promoção da Saúde da UNISC na linha de pesquisa em Estilo de vida e saúde da família, do escolar e do trabalhador. A trajetória acadêmica inclui uma pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Hospitalar com ênfase em Unidade de Terapia Intensiva (2018-2020), com foco na prestação de cuidados especializados em ambientes hospitalares críticos e especialização em Urgência, Emergência e intensivismo (2020-2022) pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz/RS onde atuou no programa Brasil Conta Comigo. Tem experiência prática nas áreas de fisioterapia cardiorrespiratória, oncológica, neurofuncional e ortopédica, e participação em projetos de extensão e pesquisa em saúde pública, prevenção e promoção da saúde.

Nathália Quaiatto Félix, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda e Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa CAPES Modalidade I, na linha de pesquisa em Estilo de Vida e Saúde da Família, do Escolar e do Trabalhador. Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago/RS (2021), e Especialista em Biologia Celular e Molecular pela Instituição de Ensino Dom Alberto - Santa Cruz do Sul/RS. Atualmente, integra a equipe editorial da Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde (RIPS). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2019 a 2020 e no Programa de Residência Pedagógica de 2020 a 2021. Tem experiência nos temas relacionados a telômeros, polimorfismos genéticos, estilo de vida e fatores de risco às doenças cardiovasculares em crianças, adolescentes e jovens adultos.

Hildegard Hedwig Pohl, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1974), especialização em Biomecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação pelo Centro Universitário União das Américas (2020), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade de Santa Cruz do Sul, também como docente do Curso de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: estilo de vida, saúde do trabalhador, aptidão física, atividade física e educação em saúde.

Suzane Beatriz Frantz Krug, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia (UFSM), pós-graduação em Administração Hospitalar; em Enfermagem do Trabalho e MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação, Mestrado em Desenvolvimento Regional (UNISC) e Doutorado em Serviço Social (PUC/ RS). Foi coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, de cursos de pós-graduação latu sensu, Chefe do Departamento de Enfermagem e Odontologia, Chefe do Departamento de Ciências da Saúde e integrante do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é docente adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da UNISC de cursos de graduação da saúde e do Corpo Permanente do Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, consultora ad Hoc do Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), líder do Grupo Interdisciplinar Ampliado de Trabalho e Estudos em Saúde GIATES, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS), desenvolvendo pesquisas com apoio do CNPQ, FAPERGS, CAPES e Ministério da Saúde/OPAS., editora-chefe da Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde e revisora de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de saúde/Enfermagem, com ênfase em Saúde do Trabalhador, saúde coletiva, processo de trabalho em saúde; sistematização da assistência de enfermagem, promoção da saúde, pessoa com deficiência.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Mohammad Kamal Mansour, K., Quaiatto Félix, N., Hedwig Pohl, H., & Frantz Krug, S. B. (2025). O USO DO ChatGPT POR PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5307–5316. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2350

Edição

Seção

Artigos