ANÁLISE DA FUNCIONALIDADE EM PACIENTES DIABÉTICOS USUÁRIOS DE PRÓTESE DE MEMBRO INFERIOR: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2351

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Amputados, Protetização

Resumo

Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica relacionada com altos índices de amputações, ocasionando perda da função e da qualidade de vida. Identificar disfunções cinético-funcionais em pacientes protetizados de membros inferiores em decorrência da DM. Estudo transversal, quantitativo, realizado em um centro de reabilitação em Fortaleza (CE) no 2° semestre de 2023. Diabéticos amputados e protetizados foram divididos em 2 grupos (transtibial e transfemoral) e submetidos a coleta de dados sociodemográficos, Teste de Caminhada de 2 minutos (TC2M), Teste de Sentar e Levantar (TSL), WHODAS 2.0 e Inventário Breve de Dor (IBD). A estatística foi analisada pelo software JAMOVI®. O grupo 1 apresentou melhor desempenho no TSL em comparação ao 2. No TC2M o desempenho da marcha no grupo 2 foi inferior quando comparado ao grupo 1. Os resultados do WHODAS 2.0 e IBD demonstram debilidade nos domínios mobilidade, participação social e presença de dor nas atividades diárias, respectivamente, em ambos os grupos sendo possível observar também o impacto emocional, psicológico e cognitivo. Observou-se decréscimo funcional nos quesitos de autocuidado e participação nos domínios do WHODAS 2.0 quando comparados o grupo 1 com o 2.

Biografia do Autor

José Carlos Gomes Pinto Junior, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Fametro (UniFametro). Atualmente é discente do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade da Faculdade de Medicina da UFC e membro do Núcleo de Pesquisa e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana da Universidade Federal do Ceará (INOVAFISIO - UFC). Durante sua trajetória acadêmica, compôs o quadro de monitoria da disciplina de Fisioterapia Aquática do curso de Fisioterapia da Unifametro. Foi extensionista do projeto Clinica da Dor na Unifametro (2021/2022). Possui proficiência em inglês intermediário pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Foi voluntário no serviço de Fisioterapia Ambulatorial no Hospital Geral de Fortaleza - HGeF (Hospital do Exército - 2023).

Andreza Rodrigues Vieira, Centro Universitário Fametro (Unifametro)

Fisioterapeuta formada pelo Centro Universitário Unifametro.

Luan dos Santos Mendes-Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Fisioterapeuta formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Fisioterapia e Funcionalidade pela UFC. Discente dos cursos de especialização em Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e de Direito Administrativo e Gestão Pública pela Universidade Estadual Regional do Cariri (URCA). Possui experiência com pesquisas clinicas, experimentais e de inovação tecnológica em saúde no âmbito da fisioterapia cardiorrespiratória, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), saúde pública, desenvolvimento de algoritmos em saúde e de tecnologias para formação em saúde. Atualmente é assistente editorial da Revista Fisioterapia Saúde Funcional e vice coordenador do Núcleo de Pesquisas e Inovação Tecnológica em Reabilitação Humana da UFC (INOVAFISIO-UFC). Durante a trajetória acadêmica, foi premiado por dois anos consecutivos no Prêmio de Inovação Tecnológica e recebeu a distinção acadêmica magna cum laude pelo destaque na graduação em Fisioterapia da UFC. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC: CNPq 2018/2019, Funcap 2019/2020 e UFC 2021/2022) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI: UFC 2020-2022) tendo atuado com pesquisas clínicas e experimentais nas áreas de expertise. Além disso, participou de programas de extensão como o PET SAÚDE-Interprofissionalidades (2019-2021), Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (2018-2022), Plurissaberes (2020-2021) e da Liga do Pulmão da Fisioterapia (2021-2024), todos vinculados à UFC. Também foi membro de Ligas Acadêmicas de Fisioterapia Aplicada ao Movimento (LAFAM) e Dermato-funcional (LAFIDEF), vinculadas à Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ainda na graduação, teve experiência como monitor das disciplinas de Clínica Fisioterapêutica em Cardiologia e Pneumologia, Fisioterapia nas Situações Especiais/Dermato-funcional (2022), Introdução à Pesquisa I e II (2019-2021), Indivíduo, Cultura e Sociedade (2021) e Saúde Processo e Assistência (2021) no curso de Fisioterapia da UFC. Foi também membro-pesquisador do Grupo de Educação, Tecnologia e Saúde (GETS/CNPq/UFC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Violência, Promoção da Saúde e Populações Vulneráveis (CNPq/UFC - 2020-2022). Atuou como auxiliar de pesquisa do Ministério da Educação, no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/UFC - 2021-2022). Possui proficiência no idioma espanhol (nível B2) e inglês (nível B1) e conhecimento técnico em italiano e libras. E-mail para contato luansantosmendes@gmail.com

Stephany Costa Franco, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal do Ceará (2016 - 2020), membro da Liga do Pulmão da Fisioterapia - UFC (2017 - atualmente) ex-integrante do Grupo de Pesquisa Inovação Tecnológica em Reabilitação Humana (2017 - 2018), os projetos proporcionam experiências nos eixos ensino, pesquisa e extensão, com atuação direcionada para os níveis primário e secundário de Saúde. Compôs a Gestão Reexistir do Centro Acadêmico Sônia Gusman - Fisioterapia UFC, como Diretora de Patrimônio (2019-2020). Especialização em Terapia Intensiva na modalidade Residência Multiprofissional (SESA-CE/HGF 2021-2023) e Especialização em Terapia Intensiva Adulto pela PUCPR (2022-2023). Apresenta como áreas de interesse disfunções respiratórias e neuromusculares em pacientes críticos, pneumopatas e neuropatas.

Edi Angelo Bandeira Pontes, Clínica Ativos Reabilitação, Fortaleza-CE

CEO da Ativos Reabilitação. Fisioterapeuta e Técnico Ortopédico.

Patricia da Silva Taddeo, Centro Universitário Fametro - Unifametro

Possui graduação em Fisioterapia (Faculdade Integrada do Ceará, 2006). Pós-graduação em Terapia Intensiva (2007) , Osteopatia (2016) e Fisioterapia Pélvica e Obstétrica (2023). Mestre em Saúde Pública (Universidade Estadual do Ceará , 2011). Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário FAMETRO - UNIFAMETRO.

José Carlos Tatmatsu-Rocha, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará-UFC. Graduado em fisioterapia. Mestre em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) com estágio sanduíche na Harvard Medical School / Massachusetts General Hospital. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica PPGEB / FGA da Universidade de Brasília-UnB. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Inovação em Saúde da Família - Ministério da Saúde. Preceptor da Residência Multiprofissional em Diabetes - Hospital Universitário Walter Cantidio (HWUFC). Principais Linhas de Estudo: Fototerapia e Fotodinâmica e suas aplicações na reparação de tecidos em doenças crônicas, especialmente no Diabetes. Na fototerapia, seus estudos clínicos investigam a translacionalidade de seus resultados experimentais. Em seus grupos de trabalho, busca implementar metodologias inovadoras, atuando no desenvolvimento de produtos e equipamentos para a área da saúde. Membro do Conselho Editorial da Revista ROS (Reactive Oxygen Species) - Cell Med Press, AIMSCI e da Family Medicine and Medical Science Research Magazine - revisor ​​das revistas Skin Pharmacology and Physiology, Biophysics, Photodermatolgy, Photoimmunology & Photomedicine. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC-PROPESQ / UFC.Coordenador do Grupo de Pesquisa Inovação Tecnológica em Reabilitação Humana (dgp.cnpq.br/dg/espelhogrupo/1582019729814368).Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade da UFC.

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

Pinto Junior, J. C. G., Vieira, A. R., Mendes-Costa, L. dos S., Franco, S. C., Pontes, E. A. B., Taddeo, P. da S., & Tatmatsu-Rocha, J. C. (2025). ANÁLISE DA FUNCIONALIDADE EM PACIENTES DIABÉTICOS USUÁRIOS DE PRÓTESE DE MEMBRO INFERIOR: UM ESTUDO TRANSVERSAL. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5440–5452. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2351

Edição

Seção

Artigos