ACESSIBILIDADE NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2352Palavras-chave:
e-Acessibilidade, Educação à Distância, EnsinoResumo
Os critérios de acessibilidade são fundamentais para garantir acesso de pessoas com deficiência aos ambientes formativos em Educação à Distância. O uso desses critérios é importante desde a incipiência da construção dos materiais educacionais. A partir disso, este artigo tem como objetivo analisar como professores-autores da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) inserem critérios de acessibilidade em seus processos de produção de materiais educacionais para Educação à Distância (EaD). Para isso, 46 docentes responderam a um questionário semiestruturado on-line disponibilizado via Google Formulários. A maioria (69,10%) eram doutores e do sexo feminino (82,60%). Entre os participantes, 65,20% alegaram conhecer superficialmente e 19,60% informaram desconhecer completamente critérios de acessibilidade para produção de recursos educacionais acessíveis. Além disso, 71,71% informaram não conhecer diretrizes para produção desse tipo de material. A pesquisa evidencia a importância de promover espaços de formação continuada e especializada para os docentes, com foco na acessibilidade digital.