ACESSIBILIDADE NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Autores

  • Douglas Moraes Campos Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências de Pinheiro, Coordenação do curso de Enfermagem, Estrada de Pacas, Enseada, Pinheiro, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9572-6338
  • Francenilde Silva de Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Departamento de Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Rua Barão de Itapary, 55, Centro, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0681-7620
  • Elza Bernardes Ferreira Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Departamento de Odontologia I, Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6774-531X
  • Cadidja Dayane Sousa do Carmo Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Departamento de Odontologia I, Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5139-2441
  • Mizraim Nunes Mesquita Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFMA), A. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6837-8136
  • Karoline Corrêa Trindade Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFMA), A. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1298-9840
  • Paola Trindade Garcia Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Departamento de Saúde Pública, Rua Barão de Itapary, 55, Centro, São Luís, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9105-4458

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2352

Palavras-chave:

e-Acessibilidade, Educação à Distância, Ensino

Resumo

Os critérios de acessibilidade são fundamentais para garantir acesso de pessoas com deficiência aos ambientes formativos em Educação à Distância. O uso desses critérios é importante desde a incipiência da construção dos materiais educacionais. A partir disso, este artigo tem como objetivo analisar como professores-autores da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) inserem critérios de acessibilidade em seus processos de produção de materiais educacionais para Educação à Distância (EaD). Para isso, 46 docentes responderam a um questionário semiestruturado on-line disponibilizado via Google Formulários. A maioria (69,10%) eram doutores e do sexo feminino (82,60%). Entre os participantes, 65,20% alegaram conhecer superficialmente e 19,60% informaram desconhecer completamente critérios de acessibilidade para produção de recursos educacionais acessíveis. Além disso, 71,71% informaram não conhecer diretrizes para produção desse tipo de material. A pesquisa evidencia a importância de promover espaços de formação continuada e especializada para os docentes, com foco na acessibilidade digital.

Biografia do Autor

Douglas Moraes Campos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências de Pinheiro, Coordenação do curso de Enfermagem, Estrada de Pacas, Enseada, Pinheiro, Maranhão, Brasil.

Enfermeiro Sanitarista. Possui graduação em Enfermagem (2020) e mestrado em Saúde Coletiva (2022), ambos pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão. É pesquisador da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (Una-SUS/UFMA). Tem experiência em estudos no âmbito das Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Pesquisa Qualitativa.

Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Pinheiro, Coordenação do curso de Enfermagem, Estrada de Pacas, Enseada, Pinheiro, Maranhão, Brasil.

Francenilde Silva de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Departamento de Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Rua Barão de Itapary, 55, Centro, São Luís, Maranhão, Brasil.

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (2015 - 2020). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica e em Informática Aplicada à Educação, ambas as formações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Mestra (2020-2022) e doutoranda em Saúde Coletiva, ambas as formações pelo Programa de Pós-graduação da UFMA (PPGSC/UFMA).

Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Rua Barão de Itapary, 55, Centro, São Luís, Maranhão, Brasil.

Elza Bernardes Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Departamento de Odontologia I, Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil.

Graduação em Odontologia (UFMA), Doutorado em Ciências Médicas (UERJ), Mestrado em Ciências da Saúde (UFMA), Especialização em Radiologia Odontológica (SL MANDIC), em Programa de Saúde da Família (UNP), em Gestão de Sistemas e Saúde (UFMA), em Educação a Distância (SENAC) e Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (UFRN). Atualmente, é docente da Universidade Federal do Maranhão e Coordenadora de Ofertas Educacionais da modalidade EAD da UNASUS/UFMA. É membro da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde - ABTMS e compõe o Grupo de pesquisa SAITE - Saúde, Tecnologia e Educação (CNPq/UFMA).

Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Odontologia I, Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil.

Cadidja Dayane Sousa do Carmo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Departamento de Odontologia I, Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil.

Cirurgiã-dentista (UFMA), com Mestrado e Doutorado em Odontologia (UFMA). Especialista em Saúde da Família: Planejamento e Gestão MBA em Gestão em Saúde (FAE); Microbiologia Geral (Universidade CEUMA), Odontopediatria (Faculdade São Leopoldo Mandic/CE), Docência e Gestão na Educação a Distância (Faculdade Dom Alberto) e EaD e Tecnologias Educacionais (Universidade Pitágoras UNOPAR). É consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA); conselheira fiscal da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOPED), pela regional do Maranhão (AMOPED) e integrante do Grupo de Pesquisa SAITE - Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação (CNPq/UFMA). Atua como Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (Odontologia - UFMA), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO-UFMA) e coordenadora de Produção Técnico-Científica da UNA-SUS/UFMA.

Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Odontologia I, Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil.

Mizraim Nunes Mesquita, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFMA), A. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil.

Graduada em Letras Português-Inglês, mestre em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER) e Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Materna e Estrangeira (UFMA). Tem experiência como Designer Instrucional na Universidade Aberta do SUS vinculada à Universidade Federal do Maranhão e como supervisora na Coordenação de Produção Pedagógica dessa instituição (UNA-SUS/UFMA). Atua como professora EBTT de Língua Portuguesa e Inglesa no IFMA - Campus Presidente Dutra.

Universidade Federal do Maranhão, Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFMA), A. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil.

Karoline Corrêa Trindade, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFMA), A. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil.

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA),  MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-graduada em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância pela Faculdade Laboro e em Saúde da Família e Saúde Pública pela Universidade Estácio de Sá.  Atualmente supervisora Pedagógica do Núcleo Pedagógico da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA), supervisora de oferta EaD do Curso de Sensibilização na Atenção Humanizada ao Recém-nascido Método Canguru na Atenção Primária e do Curso de Sensibilização sobre o Método Canguru: Política de Atenção Humanizada ao Recém-nascido, ofertados pela Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno - Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). 

Universidade Federal do Maranhão, Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFMA), A. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil.

Paola Trindade Garcia, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Departamento de Saúde Pública, Rua Barão de Itapary, 55, Centro, São Luís, Maranhão, Brasil.

Fisioterapeuta, doutorado em Saúde Coletiva (UFMA), mestra em Saúde Coletiva (UFMA), Residência Multiprofissional em Saúde (UFMA). Especialista em Processos Educacionais na Saúde (IEP-Sírio Libanês), Saúde da Família (CEST) e em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (UFMA). Possui experiência em Educação a Distância (EaD) e em metodologias ativas de ensino. Tem experiência na produção de Massive Open Online Courses (MOOCs) na área da saúde. Docente da Universidade Federal do Maranhão (Departamento de Saúde Pública) e coordenadora de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA. Professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Renasf. 

Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Saúde Pública, Rua Barão de Itapary, 55, Centro, São Luís, Maranhão, Brasil.

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Publicado

2025-07-11

Como Citar

Moraes Campos, D., Silva de Sousa, F., Bernardes Ferreira, E., Sousa do Carmo, C. D., Nunes Mesquita, M., Corrêa Trindade, K., & Trindade Garcia, P. (2025). ACESSIBILIDADE NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5453–5463. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2352

Edição

Seção

Artigos