ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES COM QUEIXAS EM SAÚDE MENTAL: ATUAÇÃO DAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DO IFPB
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2449Palavras-chave:
depressão, ansiedade, adolescenteResumo
A escola é primordial no processo de crescimento, socialização e interação dos estudantes, sendo um espaço de vivências que incidem na formação da identidade e da personalidade, cujas nuances tomam relevos psicológicos, sociais e comportamentais muito visíveis na adolescência. As mudanças biológicas e psicossociais ocorridas nesta fase da vida podem potencializar instabilidades e inseguranças nos jovens, sendo propícia ao acometimento de sintomas depressivos e de ansiedade. Tendo como lócus de investigação os Institutos Federais, onde há, como parte integrante da política de assistência ao estudante, a presença de equipes multiprofissionais de saúde e ambulatórios, este artigo discute a rotina dos profissionais de saúde do Instituto Federal da Paraíba no acompanhamento de estudantes com queixas em saúde mental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada a partir de revisão de literatura, pesquisa documental e de campo. Participaram da pesquisa 20 profissionais de saúde de 10 campi da instituição. O estudo revelou que a atuação das equipes de assistência à saúde do estudante enfrenta um cenário crescente de casos de adoecimento mental e suicídio entre os adolescentes, mobilizando conhecimentos, suportes e fluxos individualizados. Reconhece-se, neste estudo, a importância do papel da escola na atenção à saúde mental dos estudantes, por meio da atuação das equipes multiprofissionais, as quais carecem de formação, instrumentos e protocolos adequados.