O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE ÀS IMPLICAÇÕES DA ATENÇÃO BÁSICA: DO PROFISSIONAL À COMUNIDADE

Autores

  • Samuel José Amaral de Jesus Faculdade Nobre de Feira de Santana - BA

DOI:

https://doi.org/10.16891/250

Resumo

RESUMO

A Educação em Saúde é considerada o instrumento mais viável à promoção da integralidade, a começar pela Atenção Básica, que é a base do Sistema Único, no contexto da Estratégia Saúde da Família. Muitos profissionais têm dado pouco valor a esse instrumento e, quando o empregam, apenas transmitem o saber técnico, sem levar em conta os fatores condicionantes e determinantes que ampliam o contexto saúde-doença. Pretende-se propor uma reflexão sobre a importância das práticas educativas, pautadas numa relação direta entre profissional e comunidade, a fim de reorientar o modelo de assistência, valorizando o trabalho em grupo e incentivando a comunicação dialógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio do levantamento de textos produzidos principalmente sobre o tema Educação em Saúde e/ou atenção básica. Percebe-se que as ações de Educação em Saúde beneficiam a todos os sujeitos envolvidos nas atividades de acolhimento, promoção, proteção, recuperação, entre outras, como incentivam a cidadania, a autonomia e a responsabilidade social, ao passo que impulsionam a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Princípio da Integralidade; Atenção Primária à Saúde.

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Publicado

2015-08-25

Como Citar

Jesus, S. J. A. de. (2015). O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE ÀS IMPLICAÇÕES DA ATENÇÃO BÁSICA: DO PROFISSIONAL À COMUNIDADE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(7). https://doi.org/10.16891/250

Edição

Seção

Saúde