EVOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA PREVALÊNCIA DE OBESIDADE ENTRE SEXO E GRUPOS ETÁRIOS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2574

Palavras-chave:

Epidemiologia, Tendência, Vigilância em saúde

Resumo

A obesidade é uma doença de impacto global, com etiologia complexa e multifatorial. O principal fator causador é o desequilíbrio energético, influenciado pelo estilo de vida. Analisar a dinâmica da obesidade sob uma perspectiva espaço-temporal pode subsidiar a tomada de decisões mais eficazes, possibilitando uma gestão otimizada dos recursos e a formulação de políticas públicas de saúde ajustadas às necessidades regionais. Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento das séries temporais da prevalência de obesidade nas capitais brasileiras. Para a extração dos dados, utilizou-se o sistema VIGITEL. A prevalência dos diferentes graus de obesidade foi calculada por sexo, assim como entre diferentes grupos etários, com o intuito de compreender o impacto da obesidade nas distintas fases da vida. O teste de Mann-Kendall foi aplicado para identificar tendências monotônicas nas séries temporais. O crescimento das capitais foi estimado por meio da média aritmética das variações anuais de prevalência. Os resultados indicaram que o grupo etário 1 (idade ≥ 18 e ≤ 34) apresentou a maior prevalência em todos os graus de obesidade, seguido pelos grupos 2 (idade ≥ 35 e ≤ 54) e 3 (idade ≥ 55). Apenas Palmas apresentou maior prevalência de obesidade entre homens. Boa Vista registrou o maior crescimento na obesidade de grau 1 (5,22%), enquanto João Pessoa teve o menor (2,39%). Florianópolis liderou no crescimento do grau 2 (23,74%), e o Rio de Janeiro apresentou o menor (2,59%). Teresina teve o maior aumento no grau 3 (22,79%) e João Pessoa o menor (2,39%).

Biografia do Autor

Leonardo da Silva Siqueira, Centro Universitário Paraíso - UniFap

Cursa o sétimo período de Nutrição no Centro Universitário Paraíso (UNIFAP). Atua como membro do grupo de Modelagem Estatística, Simulação e Otimização de Risco (MESOR). Participa voluntariamente na Rede de Assistência Médica e Especialidades (REAME) e no Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular (GEPESCC). Pesquisa sobre tendências monotônicas em séries temporais de doenças crônicas. Atua como estagiário no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Crato.

Jair Paulino de Sales, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Bacharel em Engenharia de Produção Mecânica (URCA), Tecnólogo em Ciência de Dados (UNINTER), mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA) e Doutor em Ciência da Computação (CIn/UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Estatística, Simulação e Otimização de Risco (MESOR/UFCA). Tem experiência nas áreas de Modelagem e Previsão de Séries Temporais, Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural.

Jose Eduardo de Carvalho Lima, Centro Universitário Paraíso - UniFap

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Rio Grande do Sul. Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará. Especialista em Geometria Euclidiana e Finanças pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Graduado em Matemática pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Estatística, Simulação e Otimização de Risco (MESOR/UFCA). Professor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO. Professor do Centro Universitário Paraíso - UniFAP. Professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UNILEÃO. Consultor Empresarial nas Áreas de Análise de Dados, Finanças Empresariais, Educação Financeira e Precificação de Produtos e Serviços. Tem experiência na área de Ensino Universitário, Planejamento e Finanças Públicas.

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

Siqueira, L. da S., Sales, J. P. de, & de Carvalho Lima, J. E. (2025). EVOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA PREVALÊNCIA DE OBESIDADE ENTRE SEXO E GRUPOS ETÁRIOS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5600–5610. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2574

Edição

Seção

Artigos