O EFEITO DA REALIDADE VIRTUAL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR ATÍPICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2607Palavras-chave:
criança, realidade virtual, transtornos de habilidades motoras, desenvolvimento infantilResumo
O objetivo deste estudo foi mapear o estado da arte, explorar o alcance e a natureza da produção científica sobre o efeito da realidade virtual no desenvolvimento motor atípico na primeira infância. Trata-se de uma revisão de escopo, com estudos publicados entre 2014 e 2024, nos idiomas português, inglês e espanhol, com acesso livre e gratuito. As buscas foram feitas nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Cochrane e Portal de Periódicos CAPES, utilizando estratégias de busca com os seguintes descritores indexados no DeCS e MeSH: “child”, “virtual reality”, “child development” e “motor skills disorders”. Dos 280 artigos identificados inicialmente, seis foram elegíveis, cujos achados indicam que a realidade virtual é um recurso promissor para intervenção em crianças, no âmbito da reabilitação, tem garantido a eficácia, tanto em tratamentos motores, quanto em restaurar e melhorar funções cognitivas em diversos distúrbios, com benefícios do uso na função motora grossa e melhorias na aprendizagem motora. Ademais, demonstra ser uma abordagem que pode flexibilizar e individualizar o tratamento, considerando as necessidades das crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento. Entretanto, observa-se ainda, uma escassez de estudos publicados sobre a temática, justificando assim, a necessidade de mais pesquisas e com alto rigor metodológico.