O EFEITO DA REALIDADE VIRTUAL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR ATÍPICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2607

Palavras-chave:

criança, realidade virtual, transtornos de habilidades motoras, desenvolvimento infantil

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear o estado da arte, explorar o alcance e a natureza da produção científica sobre o efeito da realidade virtual no desenvolvimento motor atípico na primeira infância. Trata-se de uma revisão de escopo, com estudos publicados entre 2014 e 2024, nos idiomas português, inglês e espanhol, com acesso livre e gratuito. As buscas foram feitas nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Cochrane e Portal de Periódicos CAPES, utilizando estratégias de busca com os seguintes descritores indexados no DeCS e MeSH: “child”, “virtual reality”, “child development” e “motor skills disorders”. Dos 280 artigos identificados inicialmente, seis foram elegíveis, cujos achados indicam que a realidade virtual é um recurso promissor para intervenção em crianças, no âmbito da reabilitação, tem garantido a eficácia, tanto em tratamentos motores, quanto em restaurar e melhorar funções cognitivas em diversos distúrbios, com benefícios do uso na função motora grossa e melhorias na aprendizagem motora. Ademais, demonstra ser uma abordagem que pode flexibilizar e individualizar o tratamento, considerando as necessidades das crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento. Entretanto, observa-se ainda, uma escassez de estudos publicados sobre a temática, justificando assim, a necessidade de mais pesquisas e com alto rigor metodológico.

Biografia do Autor

Mariana Lemes Diamantino, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Fisioterapeuta. Pós-Graduanda no Curso de Especialização de Fisioterapia em Neuropediatria da UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos em Neurodesenvolvimento Motor e Intervenção Precoce (NENEIP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Anna Clara Silva Lopes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Membro do Grupo de Pesquisa NENEIP-UFTM.

Elaine Leonezi Guimarães, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Fisioterapeuta. Docente do Departamento de Fisioterapia Aplicada da UFTM. Líder do Grupo de Pesquisa NENEIP-UFTM

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Diamantino, M. L., Lopes, A. C. S., & Guimarães, E. L. (2025). O EFEITO DA REALIDADE VIRTUAL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR ATÍPICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: REVISÃO DE ESCOPO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5909–5923. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2607

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)