GLOBALIZAÇÃO X DIREITO: UMA ANÁLISE SOBRE SOBERANIA ESTATAL
DOI:
https://doi.org/10.16891/296Resumo
A presente comunicação dedica-se a temas relativos à Globalização, Ciência Jurídica e Soberania Estatal. O problema da pesquisa se encontra na forma como o Direito posiciona-se frente a questões relacionadas ao processo globalizador, vez que afeta diretamente a órbita jurídica, concatenando com a ideia de Bauman acerca do “Divórcio entre Política e Poder”. Primeiramente far-se-á uma introdução apresentando a ideia geral do conteúdo a ser discutido. Posteriormente discorrer-se-á acerca da origem da globalização e seu significado no contexto da sociedade moderna e pós-moderna, bem como a relação: direito e globalização. Ao final, se dedicar-se-á a análise da categoria “o Divórcio”, termo este utilizado para caracterizar a atual situação da relação entre Política e Poder, no âmbito estatal. Pretende-se com esta pesquisa promover a discussão acerca do processo de globalização e suas interfaces com a ciência jurídica.
Palavras-chave: Globalização; Estado; Direito; Soberania
Referências
REFERÊNCIAS
ADEODATO, João Maurício. Ética e Retórica: Para uma teoria da dogmática jurídica. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução Marcus Pencel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1999.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abril 1995.
LAFER, Celso. (https://www.youtube.com/watch?v=pFFq2jtUiMc). Acesso em 11/10/2015.
NOGUEIRA, Marco Aurélio. A política como incômodo. Revista Estudos Políticos. Rio de Janeiro: Nº 4, p. 24-35, janeiro de 2012.
SOUZA, Francisco das Chagas de. Escrevendo e normalizando trabalhosacadêmicos: m guia Metodológico. 2 ed-Florianópolis. Editora da UFSC, 2001.