ENVELHECIMENTO ATIVO: UM RELATO SOBRE O EMPODERAMENTO DO IDOSO INSERIDO NO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA MELHOR IDADE DA FACULDADE LEÃO SAMPAIO

Autores

  • Suzana de Alencar Cavalcante Lima Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Zuleide Rodrigues Parente Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.16891/305

Resumo

O crescimento da população idosa é uma realidade da sociedade contemporânea. Desta forma, faz-se necessário o desenvolvimento de programas e projetos que tenham como escopo proporcionar ao idoso o reconhecimento dos seus direitos provocando o seu empoderamento pessoal e estrutural, garantindo um envelhecimento ativo e saudável. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é analisar como as atividades desenvolvidas nos projetos vinculados ao Programa Universidade para Melhor Idade, desenvolvido na Faculdade Leão Sampaio, intervêm na vida dos idosos que estão inseridos nas ações. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa, onde foi utilizada a pesquisa bibliográfica complementar e a pesquisa de campo. Considera-se que este tipo de pesquisa é importante por possibilitar um contato direto mais abrangente, no qual foi feito através de um tipo de coleta de dados específico com uma análise pertinente através do estudo qualitativo. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi o questionário que, depois de tratados, permitiram elencar visíveis melhorias nas questões pertinentes ao processo de envelhecimento da população envolvida. Esses resultados enfatizam a importância de espaços para participação dos idosos, desenvolvendo sua autoestima, integração com outras gerações, possibilitando despertar uma visão produtiva para que assim ele possa contribuir com a sociedade em que se encontra inserido.

 

Palavras-chave: Idoso; Empoderamento; Qualidade de Vida

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Estatuto do idoso: Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004.

______. Política Nacional do Idoso: Lei nº 8.842, 04 de janeiro de 1994. Brasília, DF: Secretaria Nacional da Assistencial Social, 2007.

BEZERRA, Adriana Falangola Benjamin, SANTO; Antônio Carlos Gomes do Espírito; FILHO, Malaquias Batista. Concepções e práticas do agente comunitário na atenção à saúde do idoso. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89102005000500017&script=sci_arttext> . Acesso em: 02 de setembro de 2015.

PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta e colaboradores. Cognição e envelhecimento. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2009. VitalBook file.

ZIMERMAN, Guide I. VELHICE: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artmed, 2000. 232 p.: il, 23 cm. ISBN 978-85-7307-750-6.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 6º ed. São Paulo: Atlas, 2005.

BARROS, Aidel Jesus da Silveira; LEHFELO, Neide Aparecida de Souza. A Pesquisa e a Iniciação Científicas. In: _______________. Fudamentos da Metodologia Científica. 3º ed. São Paulo: Pearson Prenhce Hall, 2007, p. 84 e 90.

MYNAIO, Mª Cecilia de Souza; CIÊNCIA, TÉCNICA E ARTE: o desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira, Org(s). Pesquisa Social: teoria Metódo e Criatividade. Petropólis-RJ: Vozes, 1994. p, 51.

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

Lima, S. de A. C., & Parente, Z. R. (2016). ENVELHECIMENTO ATIVO: UM RELATO SOBRE O EMPODERAMENTO DO IDOSO INSERIDO NO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA MELHOR IDADE DA FACULDADE LEÃO SAMPAIO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 3(11). https://doi.org/10.16891/305

Edição

Seção

Humanas