ASSISTÊNCIA SOCIAL E AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS: UM DEBATE NECESSÁRIO

Autores

  • Maria Dálete Alves Lima Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Alcimar da Silva Souza Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Maridiana Figueiredo Dantas Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.16891/312

Resumo

O estudo objetiva fomentar o debate acerca das ações de enfrentamento ao crack e outras drogas desenvolvidas no âmbito da Assistência Social, principalmente em equipamentos da Proteção Social Especial de Média Complexidade: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua-CENTRO POP e Centro de Referência Especializado em Assistência Social-CREAS. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Nota-se a relevância da temática que se mostra complexa e necessita de intervenções também complexas, na tentativa de articular, reforçar e aprimorar, de forma integrada, estratégias que promovam inclusão social e não revitimizem os sujeitos envolvidos.

Palavras-chave: Enfrentamento ao Crack outras drogas; Assistência Social; Proteção Social

Referências

BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivonete. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasil, 1988.

. Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Secretaria Nacional de Assistência Social, 2004.

. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2012.

. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2011c.

. Prevenção ao uso indevido de drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD. 4. ed. Brasília: Ministério da Justiça, 2011d.

. Programa Crack, é Possível vencer. Brasília: Ministério da Justiça, 2011.

. Prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias. Ministério da Justiça / Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas. 6. Ed. Brasília: SENAD-MJ/NUTE-UFSC, 2014.

CFP, Conselho Federal de Psicologia. Drogas, Direitos Humanos e Laço Social. Brasília: CFP, 2013.

DETONI, Márcia. Guia prático sobre drogas: conhecimento, prevenção, tratamento. 2.ed. São Paulo: Rideel, 2009.

IAMAMOTO, Marilda Vilella; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 34ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, Rita de Cássia Cavalcante; TAVARES,

Priscila. Desafios recentes às políticas brasileiras

sobre as drogas: enfrentamento ao crack e proibicionismo. Argumentum, Vitória (ES), v. 4, n. 2, p. 6-23, jun./dez. 2012.

ROCHA, Claudionor. Crack, a Pedra da Morte – Desafios a Adicção e Violência Instantâneas. Brasília: Biblioteca Digital Câmara, 2010,

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

Lima, M. D. A., Souza, A. da S., & Dantas, M. F. (2016). ASSISTÊNCIA SOCIAL E AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS: UM DEBATE NECESSÁRIO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 3(11). https://doi.org/10.16891/312

Edição

Seção

Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)