PROBLEM BASED LEARNING: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores

  • Hérica do Socorro Rodrigues Cabral Faculdade Leão Sampaio
  • Kafka Kowaska Vieira Guedes Almeida Faculdade Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/35

Resumo

O modelo tradicional de educação, centrado no professor, vem perdendo espaço para as propostas pedagógicas que utilizam metodologias ativas de ensino, nas quais o aluno participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, surgiu a Problem Based Learning: aprendizagem baseada em problemas (PBL), que utiliza a problematização como método educacional. O objetivo deste trabalho foi descrever a PBL através de uma revisão de literatura. Conclui-se que a Problem Based Learning não corresponde apenas a uma proposta metodológica ativa de ensino, mas também a uma proposta curricular. Além disso, concluiu-se que a PBL não pode ser a única metodologia aplicada no processo de ensino-aprendizagem, pois outros métodos devem ser associados para aquisição de habilidades psicomotoras.

Palavras-chave: Problem Based Learning; PBL; metodologias ativas.

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

Cabral, H. do S. R., & Almeida, K. K. V. G. (2014). PROBLEM BASED LEARNING: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(4). https://doi.org/10.16891/35

Edição

Seção

Humanas