TEOREMA DE PITÁGORAS PARA ESTUDANTES DA PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: FOCO NA MEDIAÇÃO DO ENSINO

Autores

  • Elisângela Bezerra Magalhães
  • Jorge Carvalho Brandão
  • Maria José Costa dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.16891/351

Resumo

Pretende-se por meio desse trabalho  apresentar as reflexões e socializar  os resultados obtidos durante a pesquisa feita com acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na disciplina tópicos de educação matemática, considerando que os conhecimentos matemáticos são essencial a sociedade atual, observar a respeito da matemática e se justifica mediante a compreensão das dificuldades que frequentemente permeiam o processo de ensino aprendizagem da matemática, ou de disciplinas a ela relacionadas.  Esse estudo é parte de uma proposta desenvolvida coletivamente por pesquisadores do GEM (Grupo do Ensino da matemática), visando identificar os sentidos da matemática nos diversos contextos sociais e, a partir da representação identificada pontuar questões relevantes à educação, dentre elas a utilização de uma metodologia específica para o ensino da matemática. A proposta da pesquisa foi trabalhar de forma mediada os capítulos do livro o Homem que calculava de Malba Tahan resolvendo as questões e problemas apresentados no livro subsidiado por metodologias de mediação. O presente estudo foi desenvolvido por uma estudante de doutorado, e dois professores da referida Universidade, e aplicada para apresentação de estudantes da turma de pedagogia

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Magalhães, E. B., Brandão, J. C., & dos Santos, M. J. C. (2017). TEOREMA DE PITÁGORAS PARA ESTUDANTES DA PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: FOCO NA MEDIAÇÃO DO ENSINO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 4(13), 149–156. https://doi.org/10.16891/351

Edição

Seção

Gestão e Tecnologia

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