TEOREMA DE PITÁGORAS PARA ESTUDANTES DA PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: FOCO NA MEDIAÇÃO DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.16891/351Resumo
Pretende-se por meio desse trabalho apresentar as reflexões e socializar os resultados obtidos durante a pesquisa feita com acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na disciplina tópicos de educação matemática, considerando que os conhecimentos matemáticos são essencial a sociedade atual, observar a respeito da matemática e se justifica mediante a compreensão das dificuldades que frequentemente permeiam o processo de ensino aprendizagem da matemática, ou de disciplinas a ela relacionadas. Esse estudo é parte de uma proposta desenvolvida coletivamente por pesquisadores do GEM (Grupo do Ensino da matemática), visando identificar os sentidos da matemática nos diversos contextos sociais e, a partir da representação identificada pontuar questões relevantes à educação, dentre elas a utilização de uma metodologia específica para o ensino da matemática. A proposta da pesquisa foi trabalhar de forma mediada os capítulos do livro o Homem que calculava de Malba Tahan resolvendo as questões e problemas apresentados no livro subsidiado por metodologias de mediação. O presente estudo foi desenvolvido por uma estudante de doutorado, e dois professores da referida Universidade, e aplicada para apresentação de estudantes da turma de pedagogiaReferências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Matemática (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF. 1998.
BRANDÃO, J. C .Antes de P E B escrevemos....introdução ao raciocínio lógico- matemático adaptado/ Jorge Brandão, Elisângela Magalhães, Ivanice Bastos- 1 ed.- Curitiba, PR: CRV. 2014
BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, ago./dez. 2010
LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1994
LORENZATO, S. (org): O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, p. 113-134. 2006.
MAGALHÃES, E. B. A Sequência Fedathi na Deficiência Visual. Mestrado em Ensino da Matemática/Universidade Federal do Ceará, 2015.
SANTOS, M. J. C dos Reaprender frações por meio das oficinas pedagógicas: desafios para formação inicial. Dissertação (mestrado) Universidade Federal do Ceará- UFC 2007.
SFORNI, M. S. F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: Junqueira & Marin, 2003.
______. Aprendizagem conceitual e organização de ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM Editora, 2004.
_______ Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental. Educar, Curitiba, n. 28, p. 217-229, 2006. Editora UFPR 2006.
SEQUÊNICA FEDATHI: Uma proposta para o ensino de matemática e ciências / SOUSA, Francisco Edisom Eugenio, VASCONCELOS Francisco Herbert Lima, BORGES NETO, Herminio et al. [organizadores] – Fortaleza: Edições UFC, 2013.
SOUZA, M. J. A. Sequência Fedathi: apresentação e caracterização. Fortaleza: Edições UFC, 2013.
VAN HIELE, P.M. Structure and insight: a theory of Mathematics Education. Orlando: Academic Press. 1986