ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA FREIRIANA DE EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O BEM-ESTAR SUBJETIVO
DOI:
https://doi.org/10.16891/373Resumo
A partir da revisão de literatura, este artigo visa conhecer as dimensões do processo de alfabetização segundo a abordagem freiriana de educação e sua relação com o bem-estar subjetivo. Esta pesquisa foi realizada com base em dois estudos empíricos: (1) estudo psicométrico de construção e validação de um instrumento de avaliação sobre o processo de alfabetização e (2) um estudo correlacional sobre as dimensões do bem-estar subjetivo e sua relação com o processo de alfabetização. A pesquisa ocorreu na cidade de Juazeiro do Norte - CE. Participaram pessoas adultas com idade compreendida entre 20 e 60 anos, do género masculino e feminino. Dada a pertinência deste estudo, os resultados são pouco significativos no âmbito do processo da alfabetização como fator preditor do bem-estar subjetivo. Referem-se algumas limitações e estudos futuros para validação de construtos de Alfabetização e do Bem-Estar Subjetivo.
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