AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA E RESULTADOS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Lydia M. P. BRITO Universidade Potiguar – UnP.
  • Helder V. COSTA Universidade Potiguar – UnP.

DOI:

https://doi.org/10.16891/27

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os resultados da avaliação dos gerentes de um banco público e os resultados de suas agências. Tem como principal referencial teórico Le Boterf (1994). Tem como metodologia a pesquisa exploratória, aplicada (quanto à sua finalidade), a pesquisa documental e o estudo de caso (quanto aos meios de investigação). Os dados contendo os resultados das avaliações de desempenho dos gerentes e das respectivas agências foram disponibilizados pela unidade locus da pesquisa e foram agrupados por média, considerando os resultados dos gerentes e de suas agências, no período de observação já mencionado. Foram consideradas somente as competências gerenciais do modelo de avaliação de desempenho dos gerentes. Os resultados da pesquisa mostraram que: existe correlação entre as avaliações de desempenho dos gerentes e a avaliação dos resultados de suas agências, entretanto, tal verificação só é verdadeira quando são comparados os resultados dos placares dos gerentes e de suas agências. Outro resultado observado foi que tanto o tempo de serviço como a formação acadêmica, influenciam positivamente no domínio da competência, ou seja, foram mais bem avaliados os pesquisados que atendiam a esses requisitos. Quando a comparação é realizada individualmente entre cada competência gerencial e o resultado da agência, não se verifica a existência de correlação. Além das conclusões estatísticas as análises sugerem a existência de outros fatores subjacentes, a exemplo o efeito sinérgico das competências influenciando os resultados das agências.

 

Palavras-chave: Avaliação de Desempenho; Competências; Competências Gerenciais.

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Publicado

2013-08-02

Como Citar

BRITO, L. M. P., & COSTA, H. V. (2013). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA E RESULTADOS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 1(3). https://doi.org/10.16891/27

Edição

Seção

Humanas