REFLETINDO SOBRE A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM OS ESTUDANTES DA ESCOLA MARIA AMÉLIA

Autores

  • Yrismara Pereira da Cruz Faculdade de Ciências Aplicadas Leão Sampaio
  • Ana Raquel Holanda Barros Faculdade de Ciências Aplicadas Leão Sampaio
  • Indira Siebra Feitosa Faculdade de Ciências Aplicadas Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/170

Resumo

Introdução: Visto que a escolha profissional configura-se como um processo que inevitavelmente remeterá os jovens à sua inserção em uma realidade multiprofissional e em um mercado de trabalho em constante transformação. Objetivos: o presente trabalho teve por objetivo promover á reflexão referente a decisão profissional em um grupo de 20 adolescentes que estavam cursando o 3° ano do ensino médio na Escola Maria Amélia Bezerra localizada na cidade de Juazeiro do Norte-Ce, no período do mês de Outubro de 2013. Desta forma. Métodos: tratasse de uma pesquisa qualitativa onde as informações para a construção do presente trabalho foram obtidas através da base SCIELO e de literaturas como O Ciclo de Vida Completo de Erik Erikson. Resultados e discussão: Através de pesquisas foram construídas três oficinas que tinha por objetivo despertar como o adolescente se ver ao longo prazo e o entendimento que os mesmos tinha referente ao papel das profissões. Conclusões: Com a aplicação das oficinas foi identificado através da fala dos estudantes a cobrança que eles vivenciam para que ingressem na vida profissional e que consequentemente está cobraça gera neles medos e conflitos. Desta forma, a aplicação das oficinas obteve o resultado esperando visto que foi dentro do objetivo proposto por o trabalho e em cima do que as literaturas trazem sobre a fase da adolescência.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Como Citar

da Cruz, Y. P., Barros, A. R. H., & Feitosa, I. S. (2015). REFLETINDO SOBRE A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM OS ESTUDANTES DA ESCOLA MARIA AMÉLIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(6). https://doi.org/10.16891/170

Edição

Seção

Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)