INTERFERÊNCIA DO EXTRATO DE Hymenaea courbaril L. (JATOBÁ) NA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE AMINOGLICOSÍDEOS
DOI:
https://doi.org/10.16891/605Resumo
Hymenaea courbaril L. (Jatobá) pertencente à família Fabaceae apresenta larga utilização no setor florestal, sendo seu caule o produto mais comercializado por apresentar madeira de alta densidade e resistência ao ataque de organismos destruidores. No Brasil, essa espécie ocorre naturalmente deste o estado do Piauí até o Norte do Paraná. O Jatobá é muito utilizado na medicina popular no tratamento de anemia, azia, câncer, gastrite, inflamação dos rins, inflamação na próstata e infecções urinárias. Suas principais formas de uso são através do preparo de garrafadas, lambedores, macerações e sucos, sendo as cascas, frutos e raízes as partes vegetais de interesse para fins terapêuticos. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antibacteriana e moduladora de aminoglicosídeos pelo extrato das cascas dos frutos do jatobá, e ainda realizar screening fitoquímico para averiguar as principais classes de metabólitos secundários presentes. Os ensaios frente às bactérias seguiram o método de microdiluição em caldo BHI. Os testes químicos foram realizados qualitativamente pela adição de ácidos e bases. Como resultado a análise antibacteriana do extrato mostrou-se eficiente para todas as linhagens, principalmente frente a espécie Staphylococcus aureus. A modulação dos antibióticos pelo extrato mostrou sinergismo contra todas as espécies bacterianas testadas, reduzindo significativamente os valores de CIM. A prospecção química revelou que o extrato do Jatobá, em estudo, contém compostos pertencentes á classes de flavonóides. Conclui-se que a espécie em estudo mostrou-se promissora como antimicrobiano natural, sendo importante a investigação quanto aos seus mecanismos de ação.
Referências
ALMEIDA NETO, J. R.; BARROS, R. F. M.; SILVA, P, R, R. Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil. Revista brasileira de biociências, v. 13, n. 3, p. 165-175, 2015.
ALVES, M. M.; PEREIRA, M. A. S.; PEREIRA, O. S.; FRANÇA, S. C.; BERTONI, B. W. Caracterização química de tinturas e extratos secos de plantas medicinais do Cerrado por cromatografia em camada delgada. Scientia plena, v. 7, n. 12, p. 1-8, 2011.
COUTINHO, H. D. M.; FREITAS, M. A.; GODIM, C. N. F. L.; ALBUQUERQUE, R. R. S.; FERREIRA, J. V. A.; ANDRANDE, J.
C. Actividad antimicrobiana de Geraniol e Cariofileno contra Staphylococcus aureus. Revista cubana de plantas medicinais, v. 20, n. 1, p. 98-105, 2015.