O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Osni Oliveira Noberto da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Gildison Alves de Souza Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.16891/725

Resumo

O método da Aprendizagem Baseada em Problemas foi desenvolvido inicialmente no curso de Medicina da McMaster University, no Canadá. Apesar de ter sua origem ligada aos cursos de Medicina, cada vez mais ele é usado em cursos de graduação de várias áreas diferentes. Por isso o objetivo deste artigo foi apresentar, através de revisão sistemática, os estudos produzidos nos últimos cinco anos sobre o método da Aprendizagem Baseada em Problemas e sua aplicação nos cursos de graduação de outras áreas com exceção da medicina. Nas buscas realizadas na base de dados no Portal de Teses e Dissertações da CAPES, foram encontrados 202 estudos acadêmicos, sendo a amostra final composta de 12 trabalhos acadêmicos, sendo sete Dissertações de Mestrado e cinco Teses de Doutorado.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA) e integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Gildison Alves de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação e Contemporaneidade, ambos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

Silva, O. O. N. da, & Souza, G. A. de. (2020). O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(1), 472–481. https://doi.org/10.16891/725

Edição

Seção

Artigos de Revisão