ANÁLISE DA EXPANSÃO DA COVID-19 EM CURITIBA E NO PARANÁ A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS

Autores

  • Evandro Cherubini Rolin Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.16891/827

Resumo

O objetivo principal desse trabalho é analisar a expansão da Covid-19 por meio da identificação de parâmetros, a partir dos dados oficiais divulgados pelas Secretarias de Saúde e do município de Curitiba/Paraná/Brasil e do estado do Paraná/Brasil, realizando uma previsão de curto prazo e outra de médio e longo prazo por meio de um modelo SEIR (Suscetível, Exposto, Infectado e Recuperado). Para a simulação das previsões de médio e longo prazo foi utilizado um modelamento matemático com implementação no software Matlab R2019b pelo método de Runge-Kutta de 4°ordem. Para a análise e simulação dos dados de curto prazo foi utilizado o Microsoft Excel 365, sendo utilizado uma projeção para os próximos cinco dias. Trata-se de metodologia quantitativa com fontes de dados primário e secundário, pesquisa de natureza bibliográfica e documental, com recorte temporal de março a junho de 2020. A análise mostra que os parâmetros de infecção equivalem a 74,33 e 18,24 para o Paraná e Curitiba, respectivamente, e para os dados previstos os parâmetros equivalem a 134,92 e 23,14, representando que a cada dia há um aumento corresponde a esses valores no número de casos avaliados. Os resultados mostram um aumento de 75% e de 62,48% em novos casos de infecção previstos em Curitiba e no Paraná, entre os dias 8 e 17/06/2020, sendo que o platô de infecção deverá ocorrer até o final do mês de junho, sendo necessário novas medidas de isolamento social para não saturar os sistemas de saúde.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp692-702

 

Biografia do Autor

Evandro Cherubini Rolin, Instituto Federal do Paraná

Professor Dedicação Exclusiva da carreira EBTT do Instituto Federal do Paraná (IFPR), lotado no campus Curitiba. Possui graduação em Engenharia Elétrica, com habilitação em Eletrônica e Telecomunicações, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), especialização em Telecomunicações pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), complementação pedagógica para docentes não licenciados pela Faculdade Avantis/SC, especialização em Políticas Educacionais pela UFPR e mestrado em Engenharia Elétrica pela UFPR. Possui experiência como coordenador do Curso Técnico de Nível Médio em Telecomunicações, Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira, Tecnólogo em Automação industrial, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação e da Especialização em Engenharia da Produção. Também possui experiência como membro do Conselho Gestor da Incubadora Tecnológica de Maringá, membro do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Cesumar, membro de câmaras técnicas do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (CODEM). No IFPR, as experiências foram como Coordenador do Curso Técnico de Nível Médio em Telecomunicações no campus Assis Chateaubriand, Coordenador e Diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (PROENS), Diretor do Núcleo de Apoio a Processos de Seleção (NAPS), Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Reitor em Exercício, além de membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), Conselho de Administração e Planejamento (CONSAP), Conselho Superior (CONSUP) e do Colégio de Dirigentes (CODIR). Participou da Comissão Nacional para Harmonização da Matriz do Conhecimento da Resolução nº 1010 do CONFEA/CREA; da Comissão Nacional para elaboração do projeto básico de laboratórios didáticos para Cursos Técnicos presentes no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos da Setec/MEC; da Comissão Nacional para elaboração do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos da Setec/MEC; da Comissão Nacional para elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais do ENADE do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial; e do Fórum de Planejamento (FORPLAN) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e do Grupo de Trabalho de análise de processos de credenciamento e recredenciamento de IES e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, organizado e coordenado pela Diretoria de Regulação da Educação Superior da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC. Atualmente é membro é integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, sendo selecionado e capacitado no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do SINAES, para o ato autorizativo de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Rolin, E. C. (2020). ANÁLISE DA EXPANSÃO DA COVID-19 EM CURITIBA E NO PARANÁ A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 692–702. https://doi.org/10.16891/827

Edição

Seção

Artigos Originais