COVID-19: IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS E ATUAIS DIANTE DAS PANDEMIAS E PRÁXIS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.16891/843Resumo
O presente estudo objetiva refletir sobre a educação em tempos de pandemias e as práxis desenvolvidas por professores. Compreende-se que a educação é ato emancipador de uma sociedade, de maneira geral, a posicionar, educar e ensinar as pessoas a se tornarem livres, criticas, participativas e autônomas. Para isso, foi utilizada a metodologia de revisão de literatura fundamentada no método materialismo histórico considerando para isso a perspectiva crítica, analítica e reflexiva. Os dados utilizados foram coletados nos bancos de dados Scielo, Medline, Plataforma Capes e Google Acadêmico. A priori está pesquisa se demonstra como um recorte reflexivo do desafio do ensino durante o isolamento social. Nesse sentido observou-se que enfermidades pandêmicas não fazem parte de ineditismo social. De maneira complementar segue o reconhecimento da necessidade dos processos de ensino efetivos, assim como de recursos necessários para torna real e significativa a aprendizagem. Em síntese reconhecemos que o tema ainda precisa de maiores discursões, para compreender os resultados educacionais ocasionados pelo fenômeno social do isolamento provocado pela pandemia do COVID - 19. Por fim espera-se que este trabalho referencie e estimule novos estudos e que contribuía para correções de possíveis fissuras causas a educação nacional.
DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp748-756a