COVID-19: IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS E ATUAIS DIANTE DAS PANDEMIAS E PRÁXIS EDUCACIONAIS

Autores

  • João Erikes Almeida Marques Universidade Federal da Paraíba
  • José Marciel Araújo Porcino
  • Jocimario Alves Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Adriana Silvino de Araújo Faculdade Rebouças de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.16891/843

Resumo

O presente estudo objetiva refletir sobre a educação em tempos de pandemias e as práxis desenvolvidas por professores. Compreende-se que a educação é ato emancipador de uma sociedade, de maneira geral, a posicionar, educar e ensinar as pessoas a se tornarem livres, criticas, participativas e autônomas. Para isso, foi utilizada a metodologia de revisão de literatura fundamentada no método materialismo histórico considerando para isso a perspectiva crítica, analítica e reflexiva. Os dados utilizados foram coletados nos bancos de dados Scielo, Medline, Plataforma Capes e Google Acadêmico. A priori está pesquisa se demonstra como um recorte reflexivo do desafio do ensino durante o isolamento social. Nesse sentido observou-se que enfermidades pandêmicas não fazem parte de ineditismo social. De maneira complementar segue o reconhecimento da necessidade dos processos de ensino efetivos, assim como de recursos necessários para torna real e significativa a aprendizagem. Em síntese reconhecemos que o tema ainda precisa de maiores discursões, para compreender os resultados educacionais ocasionados pelo fenômeno social do isolamento provocado pela pandemia do COVID - 19. Por fim espera-se que este trabalho referencie e estimule novos estudos e que contribuía para correções de possíveis fissuras causas a educação nacional.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp748-756a

 

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Marques, J. E. A., Porcino, J. M. A., Pereira, J. A., & de Araújo, A. S. (2020). COVID-19: IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS E ATUAIS DIANTE DAS PANDEMIAS E PRÁXIS EDUCACIONAIS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 748–756. https://doi.org/10.16891/843

Edição

Seção

Artigos de Revisão