SAÚDE MENTAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: TAREFAS PARA AS TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA SAÚDE

Autores

  • Renan Vieira de Santana Rocha Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Beatriz Borges Brambilla Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Brenda Dantas Barros Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.16891/861

Resumo

O contexto de pandemia que temos vivenciado, iniciado em 2020, tem gerado impactos psicossociais em diferentes esferas da vida cotidiana, o que demanda das trabalhadoras e trabalhadores da saúde o desenvolvimento de saberes e fazeres profissionais atentos às questões de nosso tempo-espaço. Logo, o presente estudo enseja, a partir de um ensaio teórico-crítico, apontar o que algumas pesquisas importantes, publicadas neste mesmo ano, em nível internacional, têm nos indicado acerca das questões de Saúde Mental neste período. Tal e qual, a partir destas análises – que nos revelam a existência de impactos psicossociais de âmbito muito mais social, econômico e político, do que em termos tradicionalmente epidemiológicos – ensejamos também ponderar quais as possíveis tarefas que se revelam a estas mesmas trabalhadoras e trabalhadores, especialmente a partir de uma análise crítica dos comportamentos assumidos pelo Governo Federal brasileiro, em termos do enfrentamento à pandemia decorrente do novo coronavírus. Assim, concluímos que tais tarefas se configuram em ações de: (1º) Execução de serviços essenciais; (2º) Compromisso com a divulgação de informações qualificadas; (3º) Evitação ao pânico e convocação à responsabilização coletiva; (4º) Evidenciação de grupos em maior risco, por conta da desigualdade social; (5º) Defesa das Políticas Públicas, com destaque ao SUS e ao SUAS, enquanto sistemas públicos, gratuitos e de qualidade; e (6º) Coletivização ético-política da contemporaneidade.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp657-666

 

 

Biografia do Autor

Renan Vieira de Santana Rocha, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Psicólogo (CRP-03/11.280). Mestre e Doutorando em Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Especialista em Saúde Coletiva (UFBA), em Gestão em Saúde (UNEB) e em Estudos Étnicos e Raciais (IFBA). Docente da Universidade Salvador (UNIFACS).

Beatriz Borges Brambilla, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Psicóloga (CRP-06/98.368). Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP). Doutora em Psicologia Social (PUC/SP). Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Brenda Dantas Barros, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduanda em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Rocha, R. V. de S., Brambilla, B. B., & Barros, B. D. (2020). SAÚDE MENTAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: TAREFAS PARA AS TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA SAÚDE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 657–666. https://doi.org/10.16891/861

Edição

Seção

Artigos Originais