AS INTERFACES DO PODER: UMA ANÁLISE SOBRE O TRABALHO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Autores

  • Pollyana Almeida Santos Universidade de Taubaté
  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Universidade de Taubaté e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.16891/864

Resumo

A divisão técnica e social do trabalho em saúde, característico do mundo capitalista contemporâneo,deixa complexa a tarefa de se proporcionar um cuidado integral e dificulta a prestação de um serviçointerdisciplinar. Este trabalhoadotou a metodologia da história oral para analisar as relações de poder entre os integrantes da equipe multiprofissional em saúde. Foram analisadas as narrativas de 07 profissionais que atuavam em um hospital na região metropolitana do Vale do Paraíba. O método de análise do corpus documental foi a triangulação de dados. Evidenciou-se três interfaces principais do exercício poder que se inter-relacionam: o gerencial, o saber e o cultural. Ademais, percebe-se que há elevada competividade entre os profissionais e um medo da inutilidade característicos da cultura institucionalizada.

DOI: 10.16891/2317-434X.v9.e1.a2021.pp850-861

 

Biografia do Autor

Pollyana Almeida Santos, Universidade de Taubaté

Farmacêutica formada pela Universidade de Brasília. Atua na área de Desenvolvimento Humano, Gestão Hospitalar e Farmácia Clínica.

Elisa Maria Andrade Brisola, Universidade de Taubaté

Graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente atua como professora assistente da Universidade de Taubaté. Tenho experiência na área de assistência social e saúde e um forte compromisso com a formação profissional.

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade de Taubaté e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003).Fez mestrado (2002) e doutorado (2007) em História Social na mesma instituição em que se formou, e pode, por meio de suas pesquisas, desenvolver um olhar especial para a questão de gênero, provocada pela ação dos movimentos sociais. Foi também pela pesquisa, na prática da História Oral, que aprendeu a ouvir histórias e compreender suas subjetividades complexas. Foi professora do Colégio Giordano Bruno, da Universidade Paulista - UNIP, da Universidade de Taubaté - UNITAU e do Centro Universitário do Sul de Minas. Nesses fazeres aprendeu a ensinar outras pessoas a serem pesquisadores, orientando trabalhos de graduação e pós-graduação, mas também aprendeu com seus alunos do ensino fundamental e médio a ensinar outros alunos na faculdade a se tornarem educadores. É, atualmente, professora visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS de forma que uniu em seu fazer a educação e a pesquisa, aprendendo e ensinando sobre práticas e formação docentes, sobre ensino de história, sobre as preocupações com as diversidades e diferenças. É pesquisadora do Neho em Rede - Núcleo de Estudos em História Oral entre outros grupos de pesquisa.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Santos, P. A., Brisola, E. M. A., & Ribeiro, S. L. S. (2020). AS INTERFACES DO PODER: UMA ANÁLISE SOBRE O TRABALHO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(1), 850–861. https://doi.org/10.16891/864

Edição

Seção

Artigos Originais