SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ELEMENTOS PARA O DEBATE

Autores

  • Emília Suitberta de Oliveira Trigueiro Centro Universitário Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Laís Karla da Silva Barreto
  • Clara Oliveira Brito Peixoto
  • Ítalo Pereira Coêlho
  • Lucas Freitas dos Santos
  • Kaliane Mantovani Balena
  • Maria Eduarda Cordeiro Gomes
  • João Marcos Ferreira de Lima Silva
  • Yuri Monteiro Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.16891/866

Resumo

A universidade é um local marcado por transformações e desafios, o que requer dos indivíduos uma capacidade de resiliência e adaptação, levando muitos jovens a apresentar episódios de sofrimento psíquico. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar os fatores associados ao bem-estar e ao sofrimento psíquico de estudantes de diferentes cursos de uma Universidade privada do Ceará, por meio da detecção dos seus níveis de ansiedade. Participaram do estudo 545 estudantes de diferentes períodos e cursos. Utilizou-se como instrumentos para a coleta de dados um Questionário socioeconômico e o Inventário de Ansiedade de Beck. Variáveis como gênero, uso de medicamentos e finalização do curso estiveram associadas a índices graves de ansiedade, predispondo a um maior sofrimento psíquico. Já a prática de exercícios físicos e o envolvimento em atividades coletivas foram indicados para a prevenção dessas enfermidades e para a melhora do bem-estar dos indivíduos.

DOI: 10.16891/2317-434X.v9.e1.a2021.pp871-881

 

 

Biografia do Autor

Emília Suitberta de Oliveira Trigueiro, Centro Universitário Leão Sampaio - UNILEÃO

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2017). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (2012). Especialista em saúde coletiva pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa- CINTEP (2009). Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (2014). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional- ABRAPEE. Servidora técnico administrativa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará campus do Crato. Atua na Docência do Ensino Superior no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Integra o quadro docente do Programa de mestrado profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÂO). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia escolar.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Trigueiro, E. S. de O., Barreto, L. K. da S., Peixoto, C. O. B., Coêlho, Ítalo P., Santos, L. F. dos, Balena, K. M., Gomes, M. E. C., Silva, J. M. F. de L., & Bezerra, Y. M. (2020). SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ELEMENTOS PARA O DEBATE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(1), 871–881. https://doi.org/10.16891/866

Edição

Seção

Artigos Originais