A TRANSEXUALIDADE E A TRADIÇÃO DO CANDOMBLÉ: GÊNERO E CULTURA EM DEBATE

Autores

  • Katia Reis Amorim Soares Coordenadora de Promoção de Igualdade Racial e Direitos Humanos - na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (PMDC)
  • Marcos Besserman Vianna Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)
  • Aldo Pacheco Ferreira Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.16891/908

Resumo

O artigo explora o entrelaçamento do tradicional, do moderno e do pós-moderno na prática do Candomblé, discutindo a presença das pessoas transgêneras em seus cultos. Têm como hipótese a variedade de questões que impactam a tradição do Candomblé, como o corpo e as transformações corporais, a identidade, as indumentárias e a responsabilidade pela execução dos cargos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, dedutiva e descritiva, onde além da revisão de literatura – bibliográfica e documental, foi realizada a observação participante. Os resultados mostram que por mais que se fale em avanços, as ações existentes são de sobremaneira muito incipientes e ainda carregadas de valores conservadores e preconceituosos. Cabe destacar a resistência das religiões tradicionais ancestrais dos cultos descendentes de matriz africana em receber no âmago de suas instituições religiosas, essa população transexual que tramita de forma mais ativa nos espaços sociais, culturais, políticos e religiosos, se ancora numa ancestralidade patriarcal, e nada mais é do que uma resistência a essa diversidade clara e viva que existe na sociedade brasileira; e assim, reproduz meios de aniquilação desses corpos não desejáveis nos espaços religiosos. Convém ressaltar que, apesar do grande esforço em esmiuçar as discussões acerca desta temática nas diversas instâncias das relações sociais, as suas possibilidades são inesgotáveis, o que evidencia a necessidade de se manter aberto o debate para novas contribuições, haja vista a complexidade do tema e a sua relação a tradições culturais do Candomblé.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1008-1020

 

 

Biografia do Autor

Katia Reis Amorim Soares, Coordenadora de Promoção de Igualdade Racial e Direitos Humanos - na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (PMDC)

Assistente social. Especialista em Direitos Humanos pela Fiocruz.

Marcos Besserman Vianna, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)

Medico. Mestre e Doutor em Saúde pública

Aldo Pacheco Ferreira, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)

Biólogo, Mester e Doutor em Engenharia biomédica. Docente e Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio arouca.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Soares, K. R. A., Vianna, M. B., & Ferreira, A. P. (2021). A TRANSEXUALIDADE E A TRADIÇÃO DO CANDOMBLÉ: GÊNERO E CULTURA EM DEBATE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(2), 1008–1020. https://doi.org/10.16891/908

Edição

Seção

Artigos