OS IMPACTOS DA ARTE MARCIAL NO COMPORTAMENTO DOS SEUS PRATICANTES

Autores

  • George Almeida Lima Secretaria de Educação do Estado do Ceará - Seduc/CE
  • Francisco Eraldo da Silva Maia Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.16891/914

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a influência da arte marcial no comportamento de seus praticantes. Este trabalho caracteriza-se como uma revisão integrativa, embasado numa abordagem qualitativa. Enquanto método utilizou-se à revisão bibliográfica. As obras foram analisadas abrangendo três aspectos: pré-análise, exploração de material e tratamento dos resultados: inferência e interpretação. A coleta de dados iniciou-se em Novembro de 2020, mediante as bases de dados: Scielo, Lilacs e Google Scholar, com os descritores: “Arte Marcial and Comportamento” e “Arte Marcial”.  Os resultados apontam que as artes marciais possuem características que vão além da dimensão física, como aspectos filosóficos e sociais como o respeito, a superação, a ética, a disciplina, a moral, dentre outros, e quando o ser humano entra em contato com os valores disseminados pelas artes marciais, ele é influenciado a modificar seu comportamento. Portanto, infere-se que quando o ser humano compreende e incorpora os valores propagados pelas artes marciais, seu comportamento pode ser modificado de maneira positiva.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1098-1104a

 

 

Biografia do Autor

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - Seduc/CE

Licenciado e Bacharel em Educação Física, especialista em docência do ensino superior  e especialista em metodologia do ensino da educação física.

Membro do Grupo de estudo e pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE), membro do grupo de estudos e pesquisa em Artes Marciais, Esporte de Combate e Lutas (GAMA), ambos vinculados a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área escolar, desenvolve projetos voltados para os aspectos históricos e sócioculturais da educação física e dos esportes, aspectos avaliativos na educação física escolar e didática da educação física.

Francisco Eraldo da Silva Maia, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Pós-Graduado em Ensino de Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós-Graduado em Didática e Práticas de Ensino pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte. Estudou na Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal, através do programa de bolsas IFCE Internacional. Membro do grupo de pesquisa CORPONEXÔES: Corpo, Cultura e Sociedade (IFCE), atuando e orientando estudos na linha Abordagens Críticas do Ensino de Educação Física. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE-UECE). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos períodos de 2015-2016 e 2016-2018. Atualmente é tutor dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Educação Física da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar e Políticas educacionais, com ênfase em Políticas educacionais de currículo, políticas educacionais para a formação dos professores de Educação Física, tendências pedagógicas e pedagogias críticas da Educação Física.

Downloads

Publicado

2021-07-18

Como Citar

Lima, G. A., & Maia, F. E. da S. (2021). OS IMPACTOS DA ARTE MARCIAL NO COMPORTAMENTO DOS SEUS PRATICANTES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(2), 1098–1104. https://doi.org/10.16891/914

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)