A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA LDB 9394/96
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e3.a2021.pp1167-1170Resumo
Segundo a LDB 9.394/96 a Educação Física é componente curricular obrigatório, apresentando algumas possibilidades que permitem ao aluno não participar das aulas. Essa norma também deixa obscuro quanto ao perfil profissional responsável por tal disciplina. Apresentamos como questão norteadora o entendimento da Educação Física no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a facultatividade da Educação Física prevista nesta lei e discutir sobre o professor legalmente constituído para lecioná-la. Tratou-se de uma revisão documental, de caráter exploratório e, analisada qualitativamente. Consideramos que a Educação Física no documento ora pesquisado ainda é marcada fortemente pelas concepções médicas utilitaristas e sem definição clara sobre o perfil profissional responsável pelo seu conteúdo.
Referências
BETTI, Mauro. BETTI, Mauro. Educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Journal of Physical Education, v. 18, n. 2, p. 207-217. Maringá, 2007.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Congresso Nacional. DF: Brasília, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF. DF: Brasília, 1997. 96p.
BRASIL. Projeto de Lei nº 1.467-B/1999. Diário da Câmara dos Deputados nº 208, de 8 de dezembro de 2000 - Câmara dos Deputados. DF: Brasília, 2000.
BRASIL. Projeto de Lei do Senado nº 488, de 16 de julho de 2015. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – LDB, para valorizar e incentivar o desporto escolar. Congresso Nacional. DF: Brasília, 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum: BNCC. MEC/CNE. DF: Brasília, 2017.