A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM INTERFACE COM A MEDICINA VETERINÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1807-1815

Resumo

O diálogo interdisciplinar da Psicologia com a Medicina Veterinária ainda é algo inovador, dado a escassez de publicações científicas existentes que abordem a relação entre as duas áreas. Contribuições da psicologia sobre o luto, a comunicação não violenta e o desenvolvimento de um olhar ampliado ao tutor podem fazer diferença na qualidade de vida e da prática do profissional em medicina veterinária. O presente trabalho discorre sobre a educação permanente em saúde para graduandos de medicina veterinária e a oferta de plantão psicológico para tutores em uma unidade hospitalar veterinária, através de atividades desenvolvidas no estágio de psicologia com ênfase em processos de prevenção e promoção de saúde. Nos acadêmicos, o desgaste intelectual, físico e emocional, aliado a temores como a má-remuneração ou a imprevisibilidade do futuro da carreira frente ao possível desemprego, torna o processo de formação temeroso, gerando ansiedade. A psicologia se apresenta como fundamental para promover saúde nos universitários e para capacitá-los enquanto profissionais aptos a lidar com a eutanásia, com o luto, com os cuidados paliativos e com as expectativas que o tutor pode depositar sobre eles. Não saber lidar com tais desafios pode tornar o trabalho do médico veterinário um fator agravante para seu adoecimento mental.

Palavras-Chave: Luto; Saúde Mental; Hospital Veterinário; Psicologia.

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

Nascimento da Silva, A. C., & Feitosa Siebra de Holanda, I. (2023). A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM INTERFACE COM A MEDICINA VETERINÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(2), 1807–1816. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1807-1815

Edição

Seção

Artigos